7 de dezembro de 2021

Dezembro e Eu

É bom lembrar que sendo um texto baseado em minhas memórias relacionadas a algumas datas do rock, então os lançamentos e acontecimentos do mês são radicalmente editados e essas memórias giram em torno das décadas de 1980 e 90. Ou seja, não cito tudo o que foi lançado:

A década de 1980 foi uma década de novelas memoráveis. O nível continuou igual ao da década anterior. Autores de primeira, textos de primeira e elenco de primeira. As novelas eram diferentes, mais cadenciadas por ter menos núcleos e menos personagens do que hoje em dia (quando tudo parece um videoclipe).

1982 foi ano de novelas como Brilhante, Jogo da Vida, Sétimo Sentido, Sol de Verão e Final Feliz. Essa última começou no final de novembro, mês seguinte A Cor do Som lançou o clássico ‘Magia Tropical’. O grupo fez parte da trilha sonora dessa novela com a música “Menino Deus”, do Caetano, e marcou bastante já que o personagem Rafael (de Irving São Paulo) fez mega sucesso.

Nesse início dos 80, ainda sem uma cena rock definida, A Cor do Som fazia parte do casting de rock de Warner que começava a apostar nesse gênero. O grupo fez enorme sucesso nesses primeiros anos, vendeu muito, tocou muito e fez parte de diversas outras trilhas da Globo. Fato é que “Menino Deus” marcou. Não há uma única pessoa da minha geração que não escute essa música e faça ligação com o personagem Rafael.

Ainda em 1982 estava eu assistindo ao Fantástico quando passou o clipe de “Cena de Cinema” do Lobão. Já o conhecia por causa das revistas da época (Som Três e Pipoca Moderna), por causa da Blitz e do Vímana, mas nunca havia escutado o trabalho solo. Mesmo assim lembro bem do impacto que tive ao ver o clipe, até porque a postura era muito mais alternativa do que o lance pop da Blitz. Dava pra perceber que as coisas começavam a mudar. Isso deve ter sido novembro ou dezembro de 1982, porque foi em dezembro que Lobão fez show de lançamento no Circo Voador.

Nessa época não tinha muita alternativa de entretenimento (em Brasília então, nem se fale!), todo mundo, o Brasil inteiro, pessoas de todas as idades e classes sociais, assistiam as novelas da Globo, assistiam ao Fantástico e antes dele o Silvio Santos. O domingo à tarde na televisão era do SS, que começava logo cedo com Domingo no Parque (acho que era isso) e terminava com o maravilhoso Show de Calouros, já no começo da noite, estrategicamente antes do Fantástico que começava as 20h.

Em 1982 já tinham rolado alguns lançamentos tímidos de rock com Barão Vermelho, Blitz, Herva Doce, Rádio Taxi e o próprio Lobão. Daí a tendência era só aumentar. Pelo comportamento da época dava pra perceber que a tendência era o rock e o pop, até porque isso já estava acontecendo na Europa e Estados Unidos. Bom lembrar que a MTV surgiu em 1983 e mudou tudo!

Em novembro de 1983 Capital Inicial gravou sua primeira demo visando rádios e, com sorte, gravadoras. A músicas escolhidas foram “Descendo o Rio Nilo” e “Leve Desespero”. Confesso que “Leve Desespero” não conhecia e pirei quando escutei a demo. Era o retrato do que eu vivia em Brasília na época com 14 pra 15 anos, hiperativo, cabeça a mil, já querendo formar um grupo e ser baterista ou guitarrista ou vocalista ou tocador de buzina ou qualquer outra coisa. 

Com vontade de fazer milhões de coisas, mas de mãos atadas, entediado, querendo ter 18 anos... essas coisas que a letra da música diz. Escutei muito essa demo e até hoje, volta e meia, ouço essa versão que é, sem sombra de dúvidas, melhor versão que no compacto e no disco.

No texto de novembro falei sobre a estratégia das gravadoras guardarem alguns lançamentos para o fim de ano para aproveitar as vendagens de Natal. Legião Urbana é um ótimo exemplo disso. Foram vários lançamentos entre novembro e dezembro. O 1º solo do Renato também é de dezembro.

Legião lançou ‘Que Pais é Este?’ (1987), ‘V’ (1991) e ‘Músicas Para Acampamentos’ (1992).

‘Que País é Este?’ marcou bastante e eu lembro bem disso em um texto sobre esse verão 1987-88, o verão “da lata”. Foi quando fumei pela 1ª vez (hoje já não fumo mais), e quando o Raimundos fez seu 1º show, que aconteceu em uma festa de réveillon na casa de Gabriel Thomaz, que hoje comanda o Autoramas. Entre os hits da estação tinha “Uma Noite de Meia” da Marina (‘vem chegando o  verão...”). Essa temporada foi marcante!

Por falar em Raimundos, dezembro é o mês de aniversário do Canisso, cumpadre velho de Brasília. Acredito que nos conhecemos desde 1981-82 porque ele estudava com minhas irmãs. Muita, mas muuuita água rolou antes de Raimundos.

Ainda nos 80 rolou o lançamento do disco ‘Fanzine’, o segundo do Hanoi Hanoi que não fez sucesso algum apesar de ser um discaço. Entre as músicas tem o mega hit “O Tempo Não Para”, composição de Arnaldo e Cazuza, numa excelente versão obscura. Eu fui nas duas noites de lançamento no Aeroanta. Em uma eu paguei pra entrar e na outra eu ganhei ingressos da rádio Brasil 2000. Em um dos shows o Arnaldo Brandão (que também faz aniversário em dezembro) arrebentou a corda mi do baixo de tanta porrada que dava no instrumento. Já era sabido que essas coisas aconteciam com ele e foi legal ter visto ao vivo. Os shows foram ótimos.

Hanoi Hanoi não fez sucesso, mas a música “Totalmente Demais” virou eterno mega ultra hit. Eu sempre fui fã desses dois primeiros discos do Hanoi e, principalmente, do trabalho do Arnaldo e de toda história dele. Sempre que o cito lembro que ele sim merecia uma senhora biografia! Tem história pra ao menos 2 volumes!

Pra fechar, esse mês tem o lançamento de ‘Monstro’, segundo disco do Okotô, grupo alternativo independente de SP que nessa época fez sucesso com “Give Me Your Money”. Isso foi em 1992, quando na cena underground ainda reinavam grupos que cantavam em inglês. É um clássico do underground dos anos 90 e eu tenho em VHS esse show de lançamento que rolou no Aeroanta. Era Okotô e RDP. Foi um período efervescente em SP que relatei em uma série bem detalhada sobre o underground paulistano dessa década.

Feliz ano novo com saúde, amor e boas energias pra você, seus familiares e amigos!

Nenhum comentário: