Senta que lá vem texto! Aliás, uma viagem por 60 anos!
De setembro pra cá postei na conta do instagram do Sete
Doses de Cachaça, diversos discos do rock brasileiro com datas redondas de
lançamento: 60 anos (1959), 50 anos (1969), 40 anos (1979), 30 anos (1989) e 20 anos (1999). Fazendo
essa pesquisa foi fácil perceber o que escrevi aqui tempos atrás sobre a história esburacada do rock brasileiro. Pegando esses cinco anos citados
percebe-se uma diferença gigante no número de artistas e lançamentos.
Todos esses anos significam virada de década e em todos
eles há particularidades quanto a isso.
Apesar de já ter artistas de rock em 1959 como Tony e Cely Campello, Ronnie Cord, Bob Bolão e outros poucos
nomes, os lançamentos foram raros, apenas compactos. O que vale destacar é o
compacto de “Estúpido Cupido” (o solo de sax é de Bob Bolão). Acredite, mas nesses primeiros anos até Jô Soares, Moacyr Franco e Paulo Silvino lançaram compactos de rock, mas com pseudônimos.
Datas redondas são legais porque são boas pautas. Mas
mais que isso, são ótima razão para resgatar a memória de forma divertida. Mas
qual mídia especializada você conhece que comemorou as datas redondas de 2019?
Dessa longa lista de lançamentos a mídia, se muito, falou do ‘As 4 Estações’ do
Legião.
Imagine um programa de rádio com todos esses lançamentos.
Convidados, músicos, música, conversa e muita história! Mas quem quer fazer? Se
não há dindin, não há conversa.
Começar com “Estúpido Cupido" com Celly Campello é
iniciar com o pé direito. Quase ninguém sabe, mas Celly foi um dos
primeiros nomes femininos do rock NO MUNDO e não só no Brasil, mas isso nem as
mulheres dão bola. “Estúpido Cupido” é versão feita por Fred Jorge, de “Stupid
Cupid” originalmente lançada em 1958 por outra cantora americana.
Nessa virada de 1950 para 1960 o rock estava em ascensão
apesar de haver poucos artistas do gênero. A Turma do Matoso também estava
começando (Erasmo e Roberto Carlos, Tim Maia, Jorge Ben...), e logo vieram
outros nomes, depois a Jovem Guarda e exatamente no final da década de 1960, essa cena estava desgastada apesar de alguns artistas ainda lançarem discos com
essa sonoridade.
Mesmo Mutantes, Os Brazões e Ronnie Von que já buscavam
outros sons, têm ainda momentos que remetem a Jovem Guarda. Mais
desconhecido Os Brazões faz um rock com influencias da soul music e, em alguns
momentos, lembra o samba rock. No disco há uma ótima versão de “Gotham City” de
Jards Macalé.
Ronnie Von lançou o “A Misteriosa Luta do Reino...” que
faz parte de uma espécie de trilogia de rock psicodélico iniciada com o disco
epônimo de 1968 e finalizada em 1970 com 'A Máquina Voadora'. Bem, mas mesmo em meio a psicodelia do disco de 1969, há
pingos de JG.
Por ser bem mais conhecido o grande clássico desse final dos 60 é o 2º do Mutantes que tem pérolas como “Algo Mais”, “Qualquer Bobagem”, “Don Quixote”, “2001”, “Fuga Nº 2”...
Liverpool foi o grupo gaúcho que originou o Bixo da Seda, e que tem em suas formações o mestre Mimi Lessa. O termo ‘rock gaúcho’ surgiu por
conta desses grupos. ‘Por Favor Sucesso’ é um discaço! A altura do próprio
Mutantes. É clássico apesar de pouco conhecido. E todos esses discos têm essa
ligação sonora que estava em alta naquela virada de década, que é a sonoridade influenciada
pela soul music e muito em cima do que Beach Boys e Beatles estavam fazendo – é
só ver os timbres das guitarras. O auge dessa sonoridade, pra mim, está no
fabuloso ‘Carlos, Erasmo’ de 1970.
Daí de 1969 até 1979 percorre-se uma década de rock progressivo,
ignorado pela mídia de massa, porém bastante ativo em lançamentos e shows.
Nesses 10 anos tiveram diversos discos clássicos do progressivo e grupos
surgiram e sumiram. Dá pra falar de Secos e Molhados (o 1º), O Terço (‘Criaturas
da Noite’), Mutantes (‘Tudo Foi Feito Pelo Sol’), Módulo 1000 ('Não Fale Com Paredes'), Rita Lee & Tutti
Frutti... vai longe. Dá pra falar de um monte de Festivais que aconteceram e
outros tantos anunciados e cancelados.
No eixo Rio-SP, em Porto Alegre, Belo Horizonte
aconteciam shows em teatros e até ginásios. No Recife teve a Feira de Música
Experimental, a forte influencia rock na sonoridade do baianos Gil e Caetano,
vários grupos de rock acompanhando grandes nomes da MPB. Foi uma década louca e
bastante movimentada.
Porém em 1979 toda essa agitação já não era a mesma do
miolo da década. Muitos músicos dessa geração já estavam com idade avançada e os que não se renovaram ou continuaram no universo fonográfico como executivos e músicos
contratados ou foram fazer outra coisa da vida.
Tanto que se percebe de forma gritante a diferença dos
lançamentos de 1969 e 1979. Tem Raul Seixas (‘Por Quem os Sinos Dobram’), Rita
Lee (‘Rita Lee’), 14 Bis (o 1º), A Cor do Som (‘Frutificar’), A Barca do Sol (‘Pirata’)
e ‘Comunidade S8 (‘Quem Deseja Ser Criança?’). Evidente que há outros, como em
todas as décadas que abordo aqui, mas tirando Raul Seixas não há nada muito
rock nesta lista.
Rita Lee estava no auge de sua relação com Roberto de
Carvalho, o que rendeu vários discos clássicos, mas nenhum tão rock como era
nos tempos de Mutantes ou Tutti Frutti. “Chega Mais”, “Papai Me Empresta o
Carro” e “Doce Vampiro” dão o norte da sonoridade desse disco.
O disco do Raul não é um dos que fazem parte dos
clássicos. Nele não há nenhum mega hit. Foi a “inauguração” de um novo parceiro
pós-Paulo Coelho e o último lançamento pela WEA. O disco não vendeu bem.
A Barca do Sol e Comunidade S8 são os “marginais” da
lista, e pouquíssimo conhecidos. Eles vão de acordo com a sonoridade e o
contexto da época: a nova geração hippie surgida no miolo dos 1970 incorporou a
MPB no rock, tanto as melodias e harmonias, quanto instrumentos. Dentro desse
contexto também está a sonoridade do ‘Frutificar'.
A Cor do Som era um grupo formado por músicos já bastante
conhecidos no cenário. Primeiro acompanhava Novos Baianos, depois Moraes
Moreira (quando saiu do NB). Foi o 1º nome contratado pela Warner na
intenção de formar um casting só de rock, e ‘Frutificar’ é o 3º disco do grupo.
É um disco clássico que tem “Viver Pra Sorrir”, “Beleza Pura”, “Abri a Porta” e
a faixa título. Essas músicas tocaram muito nas rádios e fizeram parte de
trilha sonora de novela.
Aí vai outro pulo de 1979 para 1989 e percebe-se que, se os anos
1970 foram agitados, então o que dizer dos anos 1980? Rádio Taxi, Gang 90, Blitz, João Penca, Rock in Rio... se eu começar a citar grupos e acontecimentos aqui terei que abrir outro texto!
A década de 80 foi de muitos clássicos lançados. É a
década que ainda hoje é muito ouvida, ao contrário das décadas anteriores a ela. Mas
o que marcou muito os 80 foi o momento político econômico que o país viveu. A
abertura política com o fim do regime militar; o boom exagerado do consumo no
biênio 1986-87; a hiperinflação. E a mega crise que se instalou bem na virada
da década, bem quando houve a eleição direta para Presidente.
Dá pra dizer que os anos 1980 foram um tsunami de novidades
e quem mais se deu bem com todas as mudanças foram os jovens.
Mas em 1989 as coisas não estavam legais pra ninguém.
Discos eram caros (dá pra dizer que entre S40 e $70 reais hoje em dia), e a
ordem era cortar supérfluos. O futuro era incerto mesmo com eleições diretas.
Sarney deixou a economia do país em frangalhos. Foi um presidente de merda.
Nessa época todas as gravadoras tinham seu casting rock,
então apesar da crise tiveram muitos lançamentos. De todos eu destaquei Legião Urbana ('As Quatro Estações'),
Cazuza \('Burguesia'), Titãs ('O Blésq Blom'), Ultraje à Rigor ('Crescendo'), Paralamas ('Big Bang'), Engenheiros do Hawaii ('Alívio Imediato'), Sepultura ('Beneath the Remains'), Fausto Fawcett "Império dos Sentidos') e
Capital Inicial ('Todos os Lados').
Desses todos o fenômeno foi o ‘As Quatro Estações’ do Legião. O
disco tocou inteiro nas rádios pela primeira e única vez na história. Quando o ‘V’
foi lançado e “Teatro dos Vampiros” começou a tocar, “Sete Cidades” e “Se
fiquei Esperando...” ainda eram executadas em rádios pelo Brasil. Uma loucura. Ao vivo
Legião Urbana nunca mais foi o mesmo.
‘O Blésq Blom’ do Titãs é outro que merece destaque. Fez
um enorme sucesso, mas nada se pode comparar ao do Legião. Lembro que todo mundo
se perguntava, inclusive mídia: “e agora, o que Titãs vai fazer?” E foi um belo
tapa na cara da mídia especializada que adorava falar mal dos grupos. Titãs
continuou experimentando da mesma forma forma que fez em ‘Jesus Não Tem
Dentes...’.
Os Paralamas do Sucesso em 1989 lançou ‘Big Bang’, disco
que dá sequência a experimentos sonoros iniciados em ‘Bora Bora’. A 1ª música
de trabalho foi “Perplexo”, uma lambada rock lançada no auge da lambada axé. O
estranhamento foi geral. ‘Big Bang’ é ótimo disco, porém abusa um pouco dessa
sonoridade da lambada. Não foi bem comercialmente, mas poucos foram.
Em relação ao ‘Burguesia’ de Cazuza, só causou impacto a
música título. Com a voz fraca e uma sonoridade crua, o disco chamou mais a
atenção pelo momento pessoal vivido por Cazuza, porque em relação ao
repertório, pouco agregou ao que ele já havia registrado nos outros discos. O clipe de "Burguesia" ganhou um prêmio internacional em NY.
Sepultura merece respeito e parágrafo a parte porque na
época era um grupo completamente desconhecido aqui no Brasil e, de repente,
lança uma porrada sonora internacional. Resultado da viagem que Max fez
juntando trocado dos amigos. ‘Beneath the Reamains’ já é uma boa dose do que
viria ser os 1990. Aqui no país Sepultura era underground e apenas os bangers e
punks conheciam o grupo.
1989 deixou claro para os anos posteriores que não iria
facilitar, e em dezembro deu de presente como aviso para 1990 a eleição de
Fernando Collor de Mello. Enquanto ele esteve no Poder, o Brasil só afundou mais.
Pior! Confiscou dinheiro e matou do coração dezenas de aposentados e idosos –
não estou brincando.
A década de 1990 tem um nome: Itamar Franco! Vice de
Collor, em dois anos conseguiu ao menos apontar a direção que o Brasil deveria
seguir. Foi ele quem “implementou” o Real, posto definitivamente em vigor em 1º
de junho de 1994.
Mais uma vez, se olhar de 1989 a 1999, verá novamente um
tsunami de acontecimentos. Em 1990 chegou a MTV e a estabilidade econômica
possibilitou as gravadoras de contratar, surgiu o Banguela, selos alternativos
apoiados a grandes gravadoras, rádios, revistas e uma nova cena se incorporou a
cena 80.
1999 mostra bem a mistura da geração 80 com a 90, e
também a geração 2000. Nomes como CPM22 e Pitty já estavam no cenário
underground, mas Los Hermanos infernizou o país com a bubble gum “Ana Júlia”. Ninguém
conhecia bem o grupo que desde o início teve que lutar contra o próprio hit pra
provar que a música, na verdade, destoava da verdadeira sonoridade do grupo.
Além de Los Hermanos, lançaram discos em 1999 Barão
Vermelho (‘Balada’), Paralamas (‘Acústico’), Titãs (‘As 10 Mais’), Lobão (‘A Vida
é Doce’), Ira! (‘Isso é Amor’), Charlie Brown Jr. (‘Preço Curto, Prazo Longo’),
Cássia Eller (‘Com Você Meu Mundo Ficaria Completo’), O Rappa (‘Lado A Lado B’),
Raimundos (‘Só no Forévis’), Pato Fu (‘Isopor’) e Penélope (‘Mi Casa, Su Casa’).
Obviamente tem muito mais, mas esses ilustram bem a passagem de década.
O que reparei é que nesse período de virada 1998-2001,
muitos grupos da geração 80 não lançaram nada inédito. E se vê clássicos da geração 90 com O Rappa,
Raimundos, CBJR e Cássia Eller, que é um caso a parte. Esse é o disco que
ratificou sua sonoridade e sua personalidade artística. Era um novo horizonte
para carreira dela que infelizmente não seguiu.
Texto longo, mas confesso que fluiu naturalmente por se
tratar de um assunto gostoso. É conversa de boteco pra mais de metro!
E, bem, infelizmente depois de 1999 não há muito que
registrar já que a cena rock se diluiu e sumiu do mainstream. Pode até haver
clássicos de 1999 a 2009 e de 2009 a 2019, mas aí já é algo pessoal. Você tem
seus clássicos e eu tenho os meus.
Ah! E todo esse texto mostra o quanto de conteúdo legal a dita mídia especializada em rock perdeu. Poderia ter sido uma série de rádio ou de TV pra durar o ano todo. Nesses veículos há de fato experts em conteúdo?
Ao menos aqui no Sete Doses de Cachaça faço este resgate de grandes lançamentos e deixo documentados esses bons momentos do nosso rock.
PS: Se quiser esticar essa viagem, é só clicar nos links que estão no texto!
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