20 de janeiro de 2011

Série Anos 1990 SP: 11 – Bandas e vídeos [2 de 4]

PIN UPS
Pin Ups foi a primeira dessa geração e surgiu ainda em 1988. A banda começou com Zé Antônio (gui) e Luís Gustavo (vocal), depois entrou Marquinhos (bt) e depois do primeiro lançamento entrou Alê Briganti (bx). O primeiro álbum Time Will Burn é de 1990 e teve a força de Tomas Pappon (Fellini) para a banda chegar até a gravadora Stilleto. Não teve palco ou festival dessa época que Pin Ups não tenha tocado. Pin Ups teve diversas formações ao longo de sua carreira que durou até 2001. Lançou vários álbuns, entre eles a trilogia de atores Jodi Foster (1995), Lee Marvin (1997) e Bruce Lee (1999). Certamente Pin Ups foi a principal banda dessa geração underground independente dos anos 1990.




MICKEY JUNKIES
Mickey Junkies ficou marcado pelo vozeirão de Rodrigo Carneiro e pelo som denso, bastante influenciado pelo hard rock dos anos 1970. Foi formado em Osasco e estreou em 27 de novembro de 1991 (aniversário de Hendrix). Mickey Junkies também foi presença certa em todos os principais palcos de São Paulo. Lembro de três bons shows da banda: no Der Temple, no Retrô e no Juntatribo. Lançou Stoned em 1995 e dois anos depois, em 1997, acabou. Depois de fazer alguns shows esporádicos nos últimos anos, voltou a ativa de vez.




RIP MONSTERS
Rip Monsters começou com Zique (ex-Nau) e Gastão (ex-MTV). Zique dava aulas de guitarra para Gastão e morava ao lado da MTV. Eles chamaram o baterista Caito (hoje dono da Chilli Beans), que por sua vez chamou o baixista Johnny Monster. O repertório inicial era um grunge que misturava Soundgarden com Pearl Jam. A banda teve mil formações, lançou três álbuns e participou de uma coletânea (A Vez do Brasil, da 89FM). Essa formação inicial era matadora e os shows memoráveis. Depois, com as mudanças de formação, mudou-se a sonoridade. A banda passou a compor em português, se viu influenciada por Pink Floyd e Secos & Molhados e teve até o ator Eriberto Leão como vocalista. Lançaram até álbum e clipe ("Disincaine", quando era Hip Monsters), mas nessa época Gastão não estava mais na banda. Há também um clipe da fase em inglês, mas não disponível na internet ("Nothing To Do With Me").
Neste clipe postado, já numa fase em português, e na quarta formação, estou eu com meu trombone de pisto.




MUZZARELAS
Muzzarelas é de Campinas. Hardcore de primeira. Stênio (gui), Alex Video (vocal), Flávio (gui), Daniel E.T (bx) e Victor (bt). O primeiro ensaio da banda aconteceu em março de 1991 e o combustível dela sempre foi a cerveja. A banda tinha (e tem) essa característica de ser brincalhona, escrachada e de fazer de seus shows uma grande diversão. Tudo isso me lembrava muito da cena hardcore da Brasília dos anos 1990. A banda também tocou nos principais palcos da capital e do interior, dividiu palco com deus e o mundo, e participou de todos os festivais possíveis. Muzzarelas é internacional e conhecido em alguns países da Europa e no Japão. Entre os clássicos da banda tem Jumentor (1995), Roça Hits (1998) e Gorgonzzulah! (1999). Também recomendo (e muito) o álbum Maledetos, de 2005, onde Muzzarelas homenageia a cena underground, principalmente do interior, gravando músicas das bandas do underground caipira.




VOLKANA
Volkana é metal de Brasília, minha outra terrinha querida. Começou em 1987 com Marielle que veio do Arte no escuro, Débora e Mila do Detrito Federal e Carla do Falange do Medo. Largaram tudo na capital e foram se arriscar em SP. Débora acabou voltando para BsB e em seu lugar entrou Sérgio Facci que também tocava no Vodu. A banda era muito boa e assim como as outras bandas de metal, visava o mercado internacional. Lançou First em 1991, Volkana Live (no Dama Xoc) em 1992 e Mindtrips em 1994. Volkana acabou em 1996 quando Marielle já não estava mais na formação.

2 comentários:

Alex Gold Team disse...

Olá amigo!
Você teria um link com música "Nothing to do with me" para me indicar ou algum lugar pra compra o disco "A vez do Brasil"?

Paulo Marchetti disse...

Foi postado recentemente pelo Gastão:

https://www.youtube.com/watch?v=w1LAuu9YT4o