21 de janeiro de 2011

Série Anos 1990 SP: 11 – Bandas e vídeos [3 de 4]

LITTLE QUAIL AND MAD BIRDS
Little Quail and Mad Birds é outra de Brasília que foi para em SP. Junto com o Raimundos e Maskavo Roots, o Little Quail também assinou com a Banguela Records e fez o todo o circuito underground de SP, inclusive os festivais. Sou fã e suspeito. Gabriel, Zé Ovo e Bacalhau tem uma química absurda e o clima que envolvia os shows da banda era o mesmo do Muzzarelas. Pura diversão. Apesar de não ter registrado nada, fiz plantão no Be Bop durante as gravações de Little Quail e Raimundos.
Surgiu em 1988 e ao longo dos 1990 lançou dois álbuns e um EP. Acabou em 1996 depois que Zé Ovo se atrasou para o show no Close Up Festival, o que acarretou no cancelamento da apresentação da banda.
Hoje a banda está de volta, mas apenas para shows esporádicos.




PUS
PUS é outra banda de metal de Brasília. Foi formada em 1987, quando a Simone (Syang) ainda tocava no Detrito Federal. Chegou a SP no início dos 1990. Lançou três álbuns, mas foi se perdendo com o tempo. Começou como trash metal de primeira (e eram todos bem radicais) e acabou como eletrônico industrial cantado em português. Se perdeu....
Syang fez participação no Samba Esquema Noise, primeiro do mundo livre s/a. O PUS acabou em 1997.




VIPER
Viper é dos anos 1980. Coloquei-a aqui nessa lista, pois a banda estava bastante presente nesse período de 1990 a 1996. Começou em 1985 como metal melódico, quase como um Iron Maiden cover. Tinha André Mattos no vocal e chegou a fazer um certo sucesso no Japão com os álbuns lançados com ele. Depois que André saiu, o Viper mudou seu som para um metal mais hard e muito menos melódico, o que fez a banda perder público no Japão. Passou a focar sua carreira aqui no Brasil mesmo cantando em inglês e por fim a banda acabou se rendendo ao português, mas já era tarde.
Lembro que eles eram todos “caretas” e na época do New York/Sampa, passaram a, digamos, ser mais liberais. Por um bom tempo Felipe namorou Carla do Volkana.Todos eles moravam na Rua Dr. Veiga Filho, num prédio vizinho ao que minha vó morava até morrer poucos anos atrás. Por causa desse circuito underground, da MTV, do Capital Inicial e de outros fatores, fiquei bastante amigo de Yves, Pit e Felipe. Tutti buona gente!




NO CLASS
A cena em Campinas era agitada nessa década com várias boas bandas. Muzzarelas, Loop B, Linguachula, Lucrezia Borgia e No Class são bons exemplos. Apesar de ter conhecido todos eles, não tenho muitas informações do No Class que já fazia, naquela época, um punk rock mais pop com vocal feminino. Estavam sempre em SP e na MTV. Fica aí a sugestão para alguém da banda ou ligado a ela colocar uma biografia na internet, mesmo que pequena.




RATOS DE PORÃO
Ratos de Porão. Falar o quê? Por que está aqui? Porque, apesar de ser dos anos 1980, era presença assídua no circuito. Com o crescimento do mercado underground independente no Brasil nos anos 1990, o RDP acabou finalmente conquistando aqui o respeito que já tinha na Europa, ainda mais com a ajuda dos amigos do Sepultura.
Aqui posto um clipe feito na MTV, na época do lançamento do Feijoada Acidente?, captado pelo amigo Cacá Marcondes, e editado e finalizado por mim.

Nenhum comentário: