28 de novembro de 2010

E o Teeeeempo Passa...

Supertramp
Uma lembrança que tenho da minha rotina de garoto recém entrado na adolescência, era o inferno de acordar cedo para ir à escola. Odiava. Era sacrifício diário. Domingo a noite pra mim era tudo de ruim... jeje. Acho que é por isso que hoje adoro ficar na janela comtemplando o silêncio nas madrugadas (duas/três da manhã) de domingo para segunda – não tenho que acordar para ir à aula!!! (Inclusive esse é o momento de maior silêncio em São Paulo)

Nessas manhãs eu saía de casa entre 06h00 e 06h30. Quando pegava carona com meu pai, íamos escutando o jornal da Jovem Pan “vambóra, vambóra, vambóra, tá na hora, vambóra, vambóra. São 06h15. Reeeepita. 06h15.”

RHCP
Estou falando de 1982 a 1984. Eu tinha um rádio gravador no criado mudo do quarto, e assim que eu acordava ligava em um programa de flashback, clássicos, arquivo musical. Cada lugar dá um nome diferente, mas é o clássico programa de grandes sucessos do passado.

Ligava e logo vinha “It’s Raining Again” do Supertramp, “Something” do Beatles, “Satisfaction” do Rolling Stones, “Show Me the Way” do Peter Frampton, “Starway to Heaven” do Led Zeppelin, “(They Long to Be) Close to You” dos Carpenters, “California Dreamin’” do The Mamas & The Papas ou uma versão qualquer de “Raindrops Keep Fallin’ on My Head”.

Eram tempos de Som Pop, que também tinha seu momento “clássicos” onde tocava exatamente o que eu ouvia nas rádios. O que estava surgindo nesse período era U2, B-52’s, Iron Maiden, Duran Duran, Devo, Prince, Cindy Lauper, Madonna, Afrika Bambaataa.

Passados mais alguns anos outras músicas foram sendo incorporadas ao gênero ‘flashback clássico’ como as músicas das carreiras solos dos ex-Beatles, os sucessos da era disco, entre outros. Mas durante os anos 1990 esses programas continuaram basicamente com o mesmo repertório.

Peter Frampton
Cada veículo vê de forma diferente os antigos sucessos. De lugar para lugar, para entrar nessa categoria, o tempo da música pode variar entre 10 e 20 anos. Se não me engano, na MTV, para uma música entrar na programação do ‘Clássicos MTV’ era preciso ter 15 anos.

Outro dia caí pra trás ao assistir ao programa ‘VH1 Clássicos’. O primeiro clipe foi “There’s No Other Way” do Blur. Fiquei estatelado e me perguntei como querendo acordar: “Blur em um programa de clássicos, foi isso que eu vi?”, aí na sequência veio “The Right Thing” do Simply Red, e entre outras pérolas tiveram “Supersonic” do Oasis e “Give it Away” do Red Hot Chili Peppers. Depois ainda teve um monte de outras músicas, e a mais antiga era de 1983.

Acabou o programa e eu no sofá imóvel de boca aberta. Nada de Supertramp, nada de “Imagine” de John Lennon ou “Coming Up” de Paul McCartney. Nada de “Sunshine Your Love” do Cream, “Hey Joe” de Jimi Hendrix ou qualquer outro soft rock dos anos 1970.

O grunge agora faz parte da categoria ‘clássicos’ junto com a disco music, o punk rock e o flower power. Sex Pistols e Janis Joplin pau a pau! Radiohead já é flashback. Jane’s Addiction, Pavement, Weezer, Bad Religion, Offspring, Pixies, Happy Mondays, Green Day, Blink 182! Falta pouco para Spice Girls…

Blur
A cada ano mais e mais artistas entram para a categoria. Não me espantará se algum dia um velho superstar se dizer presidente do SACTOPROF: Sindicato dos Autores de Clássicos que Tocam em Programas de Flashback (Billy Idol? Sebastian Bach? Zack de la Rocha?).

Algo me diz que a primeira batalha do sindicato será por mais espaço nos programas, afinal o número de clássicos aumentam e o tempo desses programas continua o mesmo.

“Breakfast in America”, “Feelings”, “Come Together”, “Smoke on the Water” não podem cair no esquecimento e a família de seus autores precisam dos direitos autorais para pagar suas contas. Pode um programa de clássicos sem “Starway to Heaven” do Led ou “Another Brick in the Wall” do Pink Floyd?

Pelo sim, pelo não ao menos a programação dos especiais de flashback mudou bastante...







Um comentário:

Pizza disse...

Paulets. Essa Joven Pan de manhã era terrível "reeeepita", meu Deus. Pizza.