Dr. Feelgood |
Segundo a Associação de Pubs da Inglaterra, atualmente são 54 mil no Reino Unido, onde 15 milhões de pessoas bebem ao menos uma vez por semana, emprega diretamente 600 mil pessoas e gasta em torno de 70 mil libras por ano com sua manutenção. Se fossemos comparar com o Brasil seria o nosso boteco. O pub é o boteco inglês.
Inclusive antes do punk rock dizer, em 1976, que estava cansado do rock progressivo, o pub rock não gostava desse rock rebuscado e longo já em 1972.
Kilburn & The High Roads |
A denominação pub rock vem dos shows que só aconteciam em pubs, claro. Fazia parte esse clima mais intimista que os pubs proporcionavam aos shows que eram regados a cerveja e whisky. Isso também contribuiu para resgatar entre os jovens ingleses daquela época o orgulho da tradição dos pubs. O pub rock também levou mais movimento para o pubs do interior. Com o surgimento de mais bandas, um circuito entre eles foi criado. Grande parte das bandas e dos principais pubs ficava em Londres e nesse período do auge da cena, se fosse fazer uma lista só com as principais bandas, daria ao menos uns 10 nomes.
The 101ers |
Chilli Willi & The Red Hot Peppers |
Foto promocional da Stiff Records |
Todos os jovens ingleses que estavam começando a tocar em meados dos anos 1970 beberam na fonte do pub rock, pouco na sonoridade e muito na postura. Até mesmo o então novo ska da cena two tone nesse ponto fortemente influenciado pelo pub rock. Madness e The Specials são dois exemplos.
Ducks Deluxe |
O maior nome entre elas era Dr. Feelgood, também minha preferida juntamente com Ian Dury. Em segundo lugar vem Nick Lowe. Também gosto de Graham Parker, Ace e Help Yourself, mas não chegam aos pés de Dr. Feelgood, Ian Dury e Nick Lowe. Inclusive o Dr. Feelgood com o guitarrista Wilko Johnson e o vocalista Lee Brilleaux (morreu de câncer em 07 de abril de 1994, dias após a morte de Kurt Cobain), foram figuras fundamentais para que a sonoridade do Dr. Feelgood se tornasse a marca registrada do pub rock. O som da guitarra de Wilko faz discípulos até hoje. Todos queriam Wilko, que também tocou com Ian Dury. E foi Lee Brilleaux que deu o capital inicial (400 libras) para a criação da importantíssima Stiff Records, primeira a registrar toda essa cena.
Eddie & The Hot Rods |
O único sucesso gerado pelo pub rock que chegou às paradas foi “How Long” do Ace, um soft rock de primeira. Mas apesar do grande sucesso entre os jovens do Reino Unido, o pub rock não deixou hits nas paradas, não fez grandes vendagens (dizem que juntando tudo não chega a 500 mil cópias vendidas), não escreveu sua história junto a um grande público, mas deixou sua marca para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário