8 de outubro de 2009

O Porquinho me Pegou


O porquinho me pegou. Justo eu palmeirense. Fui vítima da gripe suína. Dizem que uma hora todo mundo vai pegá-la. Eu e minha filha pegamos logo esse ano. Não tive 100% de confirmação, mas no trabalho foram seis pessoas afastadas, duas delas hospitalizadas e diagnosticadas com H1N1. A sorte é que agi rápido.

Sábado 03/10 me senti mal, com sintomas de resfriado e passei o dia tomando antigripal. Porém no domingo acordei pior, com 38.5º. As 10h00 fui ao hospital, que estava vazio. Tirei raio x do pulmão, fiz inalação e o médico acabou receitando justamente o medicamento usado para a gripe suína chamado Claritromicina. Não foi Tamiflu (+ usado em gestantes e idosos).

Mas mesmo sendo medicado rapidamente, passei o domingo péssimo, sem ação, dor no corpo, ora com frio ora com calor (Gabi disse que eu parecia uma pimenta). Foi difícil ir ao hospital. Se abaixar e levantar para entrar e sair do carro já foi uma tortura, imagina andar no hospital pelas salas de exames! Manja aqueles velhinhos de 150 anos com suas dificuldades de locomoção? Era eu no domingo.

Na 2ª feira já acordei melhor. Com apenas duas doses do antibiótico não tive mais febre. Foi também na 2ª que percebi os primeiros sintomas na Sofia e já alertei Gabi. Batata. 3ª Sosô acordou com 38º e já avisamos a pediatra. Passou o dia em casa comigo tomando antitérmico e as 19h00 foi à pediatra. Novamente batata. H1N1. O lado bom é que já vamos criar anticorpos para essa gripe que não vai acabar e que é braba mesmo.

Tô em casa desde domingo com atestado de sete dias, pois o bichinho ainda está em mim e posso passar aos outros. Hoje fui a um médico que disse que minha recuperação está sendo ótima. Além do antibiótico também continuo fazendo inalação em casa. Apesar de não ter tido mais febre, ainda sinto o corpo um pouco fraco. É aquela coisa: tô de saco cheio de ficar em casa, mas ao mesmo tempo ainda sem muita vontade de fazer alguma coisa. (inclusive não poderia estar aqui no computador...).

Atenção para a primeira tosse esquisita, fora de contexto. Mesmo que for fraca e seca fique alerta. Não vacile. Em cada caso ela age de uma forma: dores de cabeça, enjôo, vômitos, diarréia, dores no corpo inteiro, tosse que começa discreta e vai ficando constante. Também quero lembrar que apesar de forte a má, a gripe suína não é a que mais mata.