9 de junho de 2009

Titãs - Sacos Plásticos

Acabo de escutar o novo disco do Titãs chamado Sacos Plásticos.

São 14 músicas que, como todo disco de artista consagrado, oscila entre bons e péssimos momentos. Esses péssimos momentos são, principalmente, as baladas gravadas. Horrorosas, pois mais parecem com os trabalhos solos de seus integrantes do que com Titãs. Não sei quem falou que Sérgio Britto é bom para cantar baladas, aliás o Titãs não é bom para baladas...
O disco foi produzido por Rick Bonadio, o novo empresário e produtor da banda. Rick infelizmente não mandou bem. A banda tentou em algumas faixas resgatar a mistura que fez de rock com elementos eletrônicos presentes brilhantemente nos discos Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas e O Blésq Blom, porém nada ficou a altura, pelo contrário, em algumas faixas isso ficou evidentemente sem nexo, como em “Múmias”. Essa mistura é bem vinda quando é pedida e não quando é forçada.

“Deixa Eu Entrar” tem a participação de Andreas Kisser na guitarra e poderia entrar no disco Televisão.
Há algumas tentativas de trazer de volta o reggae e ska presentes nos primórdios da banda, mas não convencem.


Bem, o ideal seria se bandas consagradas não precisassem lançar discos novos, mas o mercado pede, até para ajudar a vender shows. Apesar disso ainda não consigo entender o motivo pelo qual artistas e gravadoras insistem em lançar discos com 10, 12, 14, 17 faixas ainda hoje. Isso não é mais cabível e nem necessário. Todo mundo sabe que a força de um disco está em, no máximo, 5 músicas. Nem todas as bandas são como Clash, Talking Heads e XTC que lançam ótimos discos inteiros. O melhor a fazer é um lançamento com 5 ou 7 músicas e só. Assim o preço abaixa e o disco fica bom. (o preço desse Titãs é R$ 26,90. Pode?)

Em resumo é isso: o disco novo do Titãs não é bom, mas também não precisa ser. O Titãs há muito deixou de ser o Titãs. Quer ver a banda perto do que era? Então vá ao show.
Por fim, das 14 faixas destaco apenas 5: “Sacos Plásticos”, “Amor Por Dinheiro”, “Problema”, Não Espere Perfeição" e “Nem Mais Uma Palavra”. Justamente as que tem um pouco de elementos eletrônicos, reggae e ska...

PS: na foto é o Titãs no estúdio gravando o disco no estúdio Midas, que pertence a Rick Bonadio.
PS2: Quer escutar o disco?
http://beta.radio.uol.com.br/album/Titãs/Sacos-Plásticos/17730?action=play

Nenhum comentário: