3 de junho de 2009

Mais do Mesmo 2


Ontem li mais uma matéria sobre a luta das companhias contra os downloads ilegais. Mais uma vez quem paga a imcompetencia delas é o consumidor. Pode uma coisa dessas?

Lembro nos anos 1980 algumas discussões em cima da fita cassete. Alguns queriam proibí-la, pois com a fita, todo mundo gravava o disco e acabava não comprando. Era o download das antigas... hehe

Digo novamente: o consumidor não tem culpa pela pirataria e pelos downloads ilegais. Se tem e está na mão, então vamos usar. Claro que vamos! Como fazíamos com as fitas cassetes.

Repito: se as gravadoras estão vendo os consumidores como inimigos, então é óbvio que há algo muito errado. Elas deveriam abrir mão de lucros exagerados, abraçar o consumidor e oferecer algo mais. Elas que lutem pela diminuição dos impostos.

Campanhas querem fazer com que nós consumidores acreditemos que consumindo produtos piratas estamos também contribuindo para o tráfego de drogas. Isso é uma idiotice sem tamanho. Aquele sujeito que está ali na rua com sua banquinha vendendo DVDs e CDs está ali por não ter outra fonte de renda, por não ter trabalho, por não conseguir uma carteira assinada, por não poder ter um plano de saúde, por ter que comprar o leite dos filhos e pagar o aluguel da barraca miserável que mora com mais 8 pessoas e todas dormindo no chão. Graças a Deus ele conseguiu uma maneira de trabalhar “honestamente”. Sim, digo honestamente porque esse sujeito poderia estar roubando, poderia sim estar no tráfego vendendo crack, maconha, cocaína...

Lembro quando saiu a coletânea do Nirvana, aquela com uma música inédita e mais ou menos na mesma época saiu um Chili Peppers, acho que o Californication. O preço da coletânea era R$ 27,00 e o do Chili era R$ 32,00. Seis meses depois o valor da coletânea caiu para R$ 14,00 e o do RHCP também havia caído. Pergunto: se fizeram esse desconto de R$ 13,00 porque não, desde o início, foi posto o preço de R$ 14,00? Isso é chamar o consumidor de burro. Fiquei com pena de quem havia comprado pelo preço de lançamento. E tudo isso por causa de uma única música!

Isso só mostra po quanto as corporações cagam e andam para o consumidor. Dessa forma, também cago e ando para elas. É óbvio que se me tratassem com mais respeito e dignidade eu iria me esforçar para comprar ao menos os produtos dos artistas que gosto muito.

O que ganho em troca comprando um CD ou DVD com preço que tem imbutido 1.000.000.000% de lucro?

Podem fazer o que quiser mas o download ilegal e o mercado pirata nunca irão acabar.

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