15 de junho de 2009

QUE PAÍS É ESSE?


Procuro ser um sujeito otimista, entendo seja essa uma maneira de levar minha vida mais leve, mais descontraída; Posso dizer que de certa forma eu até consiga esse feito.


Agora, ao acompanhar o rumo que segue incólume a nossa política nacional percebo que meu otimismo perde mais espaço a cada dia para o inconformismo e a vergonha que tenho de nossos representantes (por nós eleitos, aliás).


Basta um pequeno esforço de memória recente para me vir através de lembranças alguns personagens nefastos como o ex-deputado João Alves que ao ser flagrado com uma fortuna incompatível com seu cargo, alegava ser um homem de muita sorte, pois havia ganhado diversas vezes na loteria, assim como seus pares à época apelidados “anões do orçamento”.


Mais recentemente um fato que considero o mais grave da Nova República e que não teve a devida punição até hoje – e que provavelmente nunca terá – o episódio do Mensalão que envolve os homens mais próximos do Presidente Lula, sejam alguns deles: José Dirceu, Luiz Gushiken, José Genoíno, Delúbio Soares, Silvinho Land Rover e Antônio Palocci.


O brasileiro é por demais complacente, quem sabe até por pura ignorância, ou como preferem afirmar alguns ‘intelectuais de plantão’ por sermos um país novo, que muito tem que aprender até se ajustar aos moldes e ideais do velho mundo...Vejamos um exemplo exterior destes dias: o Primeiro Ministro inglês Gordon Brown está a um passo de perder seu mandato e já tem seu ministério absolutamente desmoronado por escândalos primários - a suspeita de desvio de recursos públicos para uso particular, como compra de ração para pets e compra de DVD´s eróticos...Crimes que se comparados aos nossos, poderiam ser enquadrados aqui como “Sessão da Tarde”.


A última lamentável descoberta em Brasília atende pelo nome de “Atos Secretos”, subterfúgio utilizado para encobrir falcatruas de todo tipo e espécie, como parentes diretos de congressistas alçados a cargos fantasmas e pagos em altos salários, entre outras barbaridades.


Que cada um faça seu juízo e proteste. Da minha parte cito aqui em poucas palavras um desses escândalos, dignos de terceiro mundo: o ex-diretor-geral do Senado (pelos últimos 14 anos), Agaciel Maia, foi recentemente afastado por ser o responsável-mor de incontáveis e lamentáveis abusos; Diante das câmeras e da imprensa, alguns poucos o repreenderam e outros tantos seguem se cagando de medo de serem descobertos a qualquer momento por terem sido agraciados (ou “agaciados”) pela sua indefectível caneta; O crápula, responsável por espalhar sujeira pra todo lado no Senado segue vivendo sua dolce far niente vida numa das maiores mansões da Capital Federal (avaliada em mais de R$5 milhões e que sequer foi declarada no seu Imposto de Renda) e acabou de casar uma de suas filhas numa festa nababesca, obviamente. E lá teve a presença da alta cúpula do poder em nosso país: como padrinho José Sarney, além do líder do PMDB Renan Calheiros, Garibaldi Alves e o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão. Detalhes não menos indigestos: Sarney é o atual presidente daquela casa e os todos os demais já ocuparam recentemente o mesmo posto; E acreditem, pois todos se esbaldaram ao som da música tema do filme “O Poderoso Chefão”.


Alguém consegue me responder que país é esse?

Um comentário:

Paulo Marchetti disse...

Lutamos e lutamos pela democracia e agora esses semi analfabetos e mafiosos fazem dela sinonimo de corrupção. Ao meu ver esse país, que é tão grande, só vai começar a entrar noseixos se um diase tornar parlamentarista.
Não vejo a hora dessas raposas morrerem e nos deixarem em paz...