20 de abril de 2007

Água

Haverá uma época em que o mundo terá guerras por causa de água. Sim, é verdade. Este líquido precioso, do qual nosso corpo é feito, ficará cada vez mais escasso.

Hoje você compra uma garrafinha de água por 2 reais, mas daqui a alguns anos você comprará a mesma garrafinha de água por 10 ou mais. O planeta terra tem muita água, mas não potável.

Se desperdiça muita água para escovar os dentes, tomar banho, lavar o carro, molhar as plantas e, pasmem, lavar calçadas!!!

Gastar água para lavar calçada é o cumulo da ignorância. A pessoa pega a mangueira e fica lá por horas jogando água na calçada quando pode muito bem varrê-la ou, se muito, usar dois baldes para dar uma esfregada na sujeira mais grossa.

O Brasil, que é rico em recursos naturais, é o país que mais fontes de água potável têm. Só nesse ponto, nosso país já poderia ser de 1º mundo, se bem aplicado seu uso. Mas imagine, se as autoridades cagam e andam para a saúde e educação públicas, o que pensar então do uso da água.

Não podemos e nem devemos compartilhar dessa ignorância. Eu mesmo já conversei e mostrei para o prédio onde moro que não devemos gastar água a toa e hoje o condomínio usa pouquíssima água para lavar tanto dentro quanto fora do prédio. Apenas o suficiente. Quando ando na rua e vejo alguém abusando do uso desse bem tão precioso, paro e tento conversar sobre seu uso indevido. Tento fazer minha parte, é pouco, muito pouco, mas faço.

E não demorará muito para começarmos a sentir sua falta. Provável que já em 2050 a situação mundial estará alarmante.

Sem água ninguém sobrevive. Sem água uma pessoa de 18 anos terá a aparência de 35 anos. Sem água não tem alimento. Sem água não tem nascimento. Sem água não há higiene e sem higiene não há saúde. Sem água um hospital não existe.

As autoridades precisam alertar a população sobre esse assunto. É preciso parar de escovar os dentes com a torneira aberta, lavar o carro três vezes por semana, tomar banho de meia hora ou mais...

Nós que estamos aqui hoje não teremos esse problema, mas nossas futuras gerações, nossos filhos e netos sofrerão e muito.

Nenhum comentário: