27 de março de 2013

Em abril...


Como todo mês, em abril há fatos curiosos. Não sei se é coincidência, estratégia, ou sei lá o quê, mas o Pato Fú lançou quatro discos neste mês: Rotomusic de Liquidificapum (1º), Gol de Quem? (2º), Televisão de Cachorro (4º) e Ruído Rosa (6º).

Foi em abril de 1957 que Betinho e Seu Conjunto lançou “Enrolando o Rock”, primeiro rock brasileiro gravado com guitarra elétrica. Foi usada uma Fender Stratocaster. 

Dois Ronnies tiveram lançamentos marcantes: o Cord lançou compacto com o clássico “Rua Augusta” (“Brotinho Difícil” no lado B); o Von lançou Máquina Voadora, um clássico do rock psicodélico brasileiro. Não, Ronnie Von nunca tomou drogas. Fazia rock psicodélico 100% consciente.

Aconteceu em abril, em 1982, o lançamento da ultra mega plus golden coletânea Grito Suburbano. São essenciais em minha vida Grito Suburbano, SUB e O Começo do Fim do Mundo. GS foi a primeira coletânea punk brasileira. Feita na raça. Fábio alugou um estúdio e teve 12 horas para fazer tudo. Obviamente ficou ruim porque os técnicos de som não entenderam nada. Mas Grito Suburbano é lindo e é o primeiro registro de pérolas como “Subúrbio Geral”, “Pânico em SP” e “Eu Não Sei”. Pra continuar no underground de SP, Ultraje a Rigor celebrou seu contrato com a WEA após um show no Lira Paulistana, e no mesmo ano saiu o compacto com “Inútil” e “Mim Quer Tocar”.

Andreas Kisser entrou para o Sepultura e mudou-se de BH para SP.

A banda Metrô lançou, em abril de 1985, o primeiro disco e, em abril de 1988, fez o último show da carreira.

Vários discos clássicos comemoram lançamentos: o primeiro do Raimundos, Usuário (Planet Hemp), Ideologia (Cazuza) e É Ferro na Boneca, clássico primeiro disco do Os Novos Baianos. Tem também E Agora Pra Dançar?, segundo disco do Gueto, que considero um clássico e já escrevi aqui sobre ele. Maravilhoso! Exatamente um ano depois de Barão Vermelho lançar Declare Guerra, Cazuza descobriu ser portador do vírus HIV. Tem mais uma penca de outros lançamentos importantes, mas esses já dão um baita peso ao mês. Ah! Curiosidade do disco do Barão, entre as músicas gravadas há "Boomerang Blues", de Renato Russo.

Quase perto uma da outra, 11 anos separam a estreia ao vivo de Rita Lee solo e a estreia da Gang 90 & Absurdettes. O show de Rita Lee, patrocinado pela Rhodia, se chamava ‘Nhô-Look’. Dois meses depois do show da Gang 90, ela lançou o primeiro compacto e fez sucesso com “Perdidos na Selva”. Os dois shows aconteceram em SP.

Alguns aniversariantes: Roberto Carlos, Maurício Barros (Barão Vermelho) e Leoni (ex-Kid Abelha) no mesmo dia, Léo Jaime, Paulo Xisto (Sepultura), Chorão, Sérgio Sampaio, Alvin Lee, Supla, Cazuza, Netinho (Os Incríveis), Gustavo Mullen (Camisa de Vênus), Boka (RDP), Gerson Conrad (Secos e Molhados).

Tem a triste morte do cantor Antônio Marcos, pai da atriz Paloma Duarte, que morreu de cirrose hepática devido ao consumo de álcool. Ele fez sucesso na jovem guarda e lançou 13 discos.

Há casos de polícia que envolvem Roberto Carlos, Lobão e Paulo Ricardo. No auge da jovem guarda RC foi acusado de atirar contra cinco rapazes que tentaram lhe agredir. O juiz o absolveu depois de aceitar o pedido de legítima defesa. Nesse período volta e meia tanto Roberto Carlos, quanto Erasmo Carlos e outros grupos da jovem guarda se envolviam em confusões das mais diversas, por conta de rapazes ciumentos, polícia e juízes que odiavam rock, pais que não aceitavam cabelos compridos. O carro de Erasmo chegou a ser atingido por tiros em uma estrada quando voltava do interior para São Paulo capital. Brigas e discussões aconteciam toda hora. Houve até um período em SP que o rock foi proibido em festas, bailes, rádios e televisão.

Lobão e Paulo Ricardo foram julgados juntos por porte de drogas, mas em ocorrências diferentes. A coincidência é que os dois foram pegos no Aeroporto do Galeão, no RJ. Paulo Ricardo, que era o bonitão e galã, foi absolvido por “bons serviços culturais prestados à nação”; Lobão, que era feio e contestador, pegou um ano de prisão e cumpriu três meses. Todos ficaram se perguntando se Lobão, por acaso, também não prestava bons serviços culturais à nação?!? Ao meu ver, prestava até infinitamente melhor que Paulo Ricardo.

Em abril se completa 30 anos da 1ª edição do festival Abril Pro Rock. Infelizmente ele não é o mesmo. Foi responsável pela divulgação do mangue beat, e por ele passaram todas as importantes bandas dos anos 1990. O festival, naturalmente, cresceu e deixou de ser alternativo.

Foi em abril que a revista Veja pisou na bola feio, quando a matéria de capa teve a chamada “Cazuza – Uma vítima da aids agoniza em praça pública”. Gerou muita indignação e a resposta de Cazuza para a revista está aqui no Sete Doses de Cachaça (creio que ainda na lista dos mais lidos bem ao lado).

Pra fechar mais curiosidades: nos anos 1960 a editora Formar lançou um livro de Roberto Carlos chamado Roberto Carlos em Prosa e Verso. Foi o maior contrato editorial assinado até então no Brasil.

Outra coisa que praticamente ninguém sabe é que a banda Os Ronaldos, quando se separou de Lobão, tentou continuar a carreira e chegou a lançar um single com as músicas “Stay Cat Gomalina” e “I Love You”. Dois bons rocks. Mas não aconteceu nada. Não sei o que houve, só sei que nem chegou a tocar em rádio.

2 comentários:

Samuel Medley disse...

Muito bom!!! Já virei seu fã!

Paulo Marchetti disse...

Valeu Samuel!
abraço
P