2 de julho de 2011

O Lado Esquerdo da Força!

O canhoto vive em um universo paralelo. Sim, nós canhotos somos minoria e sofremos preconceito, mesmo que velado. Você destro lembra em algum momento da vida que existem canhotos no mundo? Claro que não.

Tudo é pensado para o destro. Já viu catraca do metrô ao lado esquerdo? Caixa eletrônica com entrada de cartão na esquerda? Eis aí uma das vantagens de ser canhoto: somos obrigados a raciocinar e nos adaptar ao mundo dos destros. O mundo é dividido entre destros e canhotos e essa divisão não parte de nós esquerdistas.

Estamos já acostumados por sermos obrigados, mas é chato usar tesoura, abridor de lata, saca rolha, colher para neném, entre outras coisas. Tudo é desenhado para favorecer o destro. E instrumentos de sopro? Também somos obrigados a nos adaptar. Eu toco trombone de pisto e adoraria ter um especial para canhoto. Veja você a forma como Edgard Scandurra (ex-Ira!) e Mingau (baixista do Ultraje) tocam. São canhotos, invertem os instrumentos, mas não as cordas. Quando eu tocava violão era a mesma coisa, pois não podia mudar as cordas senão o destro dono do violão iria me xingar até a morte. Eu que adoro brincar na bateria até hoje nunca sentei em uma armada para canhoto. Alías, Ringo Starr é canhoto, mas por uma questão de estética, teve que tocar bateria como se fosse destro.

A igreja católica da inquisição é uma das culpadas por isso, de interpretar ao seu modo algumas passagens da Bíblia dizendo mais ou menos “os bons ficam a minha direita e os ímpios a minha esquerda”. Por causa dessas e outras coisas meu avô paterno teve que ser obrigado a aprender a escrever com a direita para não ser rejeitado na escola. Canhotos eram queimados vivos nas fogueiras da Inquisição.

Nós canhotos usamos mais o cérebro do que os destros.

Lembro que na escola e na faculdade era uma chatice ter que ir atrás de carteiras para canhotos. Não havia. Acredito que de 100 carteiras 2 eram para canhoto, só que havia, sei lá, 15 canhotos. E aí? Como fazia? Ao menos na hora da prova facilitava para colar, pois eu era obrigado a virar meu corpo para direita, o que facilitava esconder a cola.

Mesmo sendo minoria que sofre preconceito gosto de viver nesse mundo paralelo. Afinal sou sócio de um clube altamente privado. Deixo aqui um abraço ao amigo Alf (ex-Rumbora)!

Eis aqui alguns nomes desse seleto clube:

Albert Einstein
Alexandre, o Grande
Angelina Jolie
Ayrton Senna
Aristóteles
Bill Gates
Charlie Chaplin
Cole Porter
David Byrne
Gandhi
Isaac Newton
Joana D'arc
Leonardo Da Vinci
Ludwig van Beethoven
Machado de Assis
Messi
Michelangelo
Pablo Picasso
Joey Ramone (Ramones)
Jimmy Connors
John McEnroe
John Lydon (Johnny Rotten)
Pelé
Rafael Nadal
Robert De Niro
Robert Plant (Led Zeppelin)
Robert Redford

2 comentários:

Anônimo disse...

Eminem também é canhoto

Anônimo disse...

Messi é canhoto mesmo? Porque ele chuta com a perna esquerna mas escreve com a mão direita.