18 de março de 2011

Divulgação e os Direitos Autorais

Este é um assunto delicado, eu sei. Também não sou nenhum expert deste tema, mas convivo com isso. Assunto que mexe com o bolso, mas não me preocupa o bolso dos intermediários e sim o do autor da obra. Essa é uma área cheia de contradições e que eu não consigo entendê-la 100%.

É sabido (e óbvio) que existem mídias diferentes: rádio, televisão, internet, celular. Para cada uma delas há um tratamento diferenciado. Mas uma das coisas que me deixam embasbacado é o fato de você não poder usar um videoclipe sem autorização e dependendo para o que for, a autorização não é dada.

Na minha cabeça isso não é cabível, uma vez que a função do videoclipe é a divulgação. Assim como para um filme há o trailer, o álbum de músicas tem o videoclipe. Se é um produto feito para divulgação, então porque cobrar ou proibir seu uso? (a mesma colocação serve para as tais fotos de divulgação).

Deveria haver uma política diferenciada para a chamada música de trabalho, porque as gravadoras que pagam jabaculê para executá-las, deveriam ser obrigadas de alguma forma a liberá-las. É engraçado a gravadora preparar um produto, escolher algumas músicas que ajudarão nas vendas, pagar para as mídias trabalharem tanto a música, quanto o álbum e o artista, mas jogar a responsabilidade de pagar pela sua execução ao veículo em questão. Oras! Se já paga uma verdadeira fortuna para a música ser tocada, então porque não pagar a sua execução? Pior ainda se não há dinheiro na negociação e sim troca de favores.


Nós profissionais da área de entretenimento sofremos com esse tipo de burocracia que não faz o menor sentido. É estranho o fato de eu não poder usar a imagem da capa de um álbum cujo próprio artista cita-o numa entrevista. É estranho não poder usar a imagem de um clipe, uma foto ou qualquer outra imagem de arquivo que possa servir de ilustração para uma entrevista. Se eu entrevisto o Paralamas e a banda fala de Selvagem? é tão burocrático para colocar a capa para ilustrar esse momento que os envolvidos acabam desistindo de tentar sua liberação sem ao menos tentar. É preciso da autorização de todos os envolvidos na realização da capa. Complicado... mas por que se a gravadora pagou para ela ser feita? Portanto a capa não é da gravadora e da banda? Pra quê então pegar autorização de todos os envolvidos? Não entendo...

Essa discussão é esquisita, mas acredito que isso deveria estar bem claro nos contratos assinados entre artistas e gravadoras. O que não pode é deixar de pagar o AUTOR pelo uso de sua obra, e também prejudicar o consumidor. Esse assunto deveria ser discutido entre artistas, gravadoras, editoras e órgãos como ECAD, até por respeito ao consumidor. Ou então que se esclareça tanto para profissionais, quanto para o público, o que pode e o que não pode. 

Sei que como é, esta errado. Pior é que o consumidor, o público nem sabe que sai perdendo com isso...

Nenhum comentário: