17 de setembro de 2010

Série Coisa Fina 3: Doc Punk SP 1983

Desde pivete, em Brasília, eu já era fã do punk rock e hardcore que eram feitos em São Paulo. A admiração não era só minha, era de todos. No show de lançamento do primeiro disco da Legião em São Paulo, Renato Russo dedicou “O Senhor da Guerra” para Redson do Cólera. Hoje Clemente é guitarrista e vocalista da Plebe Rude.

Um dos primeiros registros que escutei foi a coletânea Grito Suburbano, além do incrível e maravilhoso ‘Violência e Sobrevivência’ do Lixomania.

Também escutava muito o ‘Miséria e Fome’ do Inocentes; as coletâneas SUB e O Começo do Fim do Mundo; ‘Botas, Fuzis e Capacetes’ do Olho Seco; ‘Tente Mudar o Amanhã’ do Cólera.

Toda essa primeira leva de discos e compactos das bandas punks paulistanas rodava em Brasília e quando eu vinha de lá para São Paulo para passar as festivas de final de ano, sempre tinha pedidos para comprar. Eram pedidos de camisetas, discos, bottons e outros acessórios. Eu ia para a Rua Augusta e lá passava por duas lojas: a Punk Rock, que ficava no fundo de uma galeria de pequenas lojas; e também ia na Stoned, onde eu comprava a maioria das minhas camisetas (que eu me lembre era o único lugar que tinham estampas coloridas). As telas feitas pela Stoned marcaram tanto que até hoje há lojas na Galeria do Rock que usam o mesmo desenho.

Lembro também de uma vez quando eu estava lá na Punk Rock, num sábado, procurando discos (pedidos) e João Gordo veio falar comigo, me convidar para participar de uma gravação para a TV Bandeirantes que ia fazer imagens dos punks subindo a Augusta. Por timidez não fui.

Até hoje essa leva de discos punks paulistanos estão no meu tocador de mp3, e além da amizade que tenho com algumas das principais figuras dessa geração, a minha admiração continua. Tenho inclusive uma linda edição japonesa do 'Violência e Sobrevivência', um inestimável presente que Miro (baterista) me deu.

Sem querer achei esse doc no You Tube e apesar de alguns problemas no áudio, dá pra ver numa boa. É diversão garantida. Tem Clemente dando uma de ator, João Gordo começando a carreira no RDP, Mingau com cara de moleque, e tem imagem da Punk Rock, com direito ao Fábio no balcão e tudo. Inclusive praticamente todas as camisetas que aparecem no vídeo eu também tinha: Exploited, Discharge, Sex Pistols, Riistetyt. Todas elas ou eram da Punk Rock ou da Stoned.
Esse registro é histórico!




Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

Nenhum comentário: