14 de agosto de 2010

Série Coisa Fina: 2 - Red Hot Chili Peppers

A primeira vez que ouvi RHCP foi em 1985, mas foi apenas a música “Mommy Where’s Daddy” que estava perdida no meio de outras gravadas numa fita que era uma coletânea. Ela estava ali apenas por se tratar de uma banda que “foi produzida por Andy Gill do Gang of Four”. A Turma de Brasília era (e é) muito fã de Gang of Four.

Até que um belo dia de 1986 alguém me aparece com outra fita, mas agora era inteira com o disco Freaky Styley. Não deu outra, fiz uma cópia. Não demorou muito para eu ver o clipe de “Jungle Man”, que provavelmente passava no Som Pop, e em uma ida para São Paulo, achei sem querer o disco para vender na antiga loja Hi Fi da rua Augusta. Nem sabia que a gravadora tinha lançado o disco aqui.

Em Brasília não foi todo mundo que gostou da banda. Lembro que eu passava tardes em casa escutando o disco e fazendo air guitar. Discaço!

Em abril de 1987 me mudei para São Paulo. Lembro de uma loja de discos muito boa que existia na praça Vilaboim em Higienópolis onde virei cliente assíduo. Foi nela que um belo dia encontrei para vender o The Upflit Mofo Party Plan. Foi um espanto, primeiro porque não sabia que a banda tinha lançado disco novo (aqui no Brasil ninguém ainda a conhecia e a principal revista da época, Bizz, nunca falava nada de RHCP). Lembro até que escrevi uma carta raivosa para a revista reclamando dela nunca ter falado de uma banda tão revolucionária como Red Hot Chili Peppers.

Inocência minha por ainda não conhecer os bastidores do showbusiness: apesar de ter lançado dois discos da banda aqui no Brasil, a gravadora não dava jabaculê para ela tocar em rádio ou sair em reportagens. Essa carta para a Bizz eu nunca enviei (e a achei dias desses em um caderno velho). Pensei “foda-se. Se ninguém conhecer a banda melhor pra mim”. Aí meu repertório de Red Hot Chili Peppers para air guitar aumentou. Eu realmente ficava acabado ao escutar Freaky Styley e Upflit... Era um na seqüência do outro.

Em 1988 conheci Johnny Monster no colégio e uma das primeiras bandas que apresentei a ele foi exatamente o RHCP. Claro que chapou. Fiz sozinho e com tinta tecido uma camiseta do Red Hot Chili Peppers, porque não existia nada da banda nem na Galeria do Rock.

Nessa época eu e Johnny formamos nossa primeira banda que, apesar de não ter feito show, gravamos uma demo e a chamávamos carinhosamente de Tomate Acústico (o tomate era homenagem velada ao RHCP por ser vermelho como as pimentas...aff).

Meu sentimento durante anos era de que o Red Hot Chili Peppers era uma banda só minha. E RHCP realmente foi só meu até 1991, quando lançou Blood Sugar Sex Magic. Aí a gravadora resolveu trabalhar a banda aqui no Brasil e acabou virando carne de vaca. Lembro inclusive que Caito Maia, hoje dono da Chili Beans, que na época morava em Miami e disse que em todos os lugares só tocava "Give it Away" e eu pensei "fudeu!".
Tomate Acústico em 1988 e minha camiseta do RHCP

verdadeiro Red Hot Chili Peppers está registrado em The Upflit Mofo Party Plan, que foi quando a banda de fato achou sua sonoridade. Hillel Slovak continua imbatível, apesar de eu adorar e aprovar Frusciante, seu melhor e fiel discípulo. O RHCP perfeito é Kieds, Flea, Slovak e Jack Irons.

Hoje eu tô rindo à toa porque tudo o que eu não vi ou li sobre a banda nos anos 1980 eu posso ver e ler agora através do You Tube e outros sites.

Hillel Slovak Rules!!!!!!!!!!!!!



















Nenhum comentário: