15 de julho de 2013

A MTV Brasil do Grupo Abril Acabou

Agora no final de junho foi organizado um piquenique que reuniu ex-funcionários da MTV por conta do anúncio do fim de uma Era. Muito bom, a maioria presente fez parte da MTV dos anos 1990. Circulou por aí algumas fotos desse encontro histórico. VJs de todas as épocas. Infelizmente muita gente que poderia ter ido não foi. Pena. Marcado para as 11h, cheguei às 12h. Só voltei pra casa às 2h da manhã rsrs. Muitas histórias foram lembradas e a maioria delas, as melhores, infelizmente são impublicáveis hahaha. Foi um dia agradabilíssimo. A partir de outubro a MTV Brasil será oficialmente da Viacom. 

Sempre tive um carinho muito grande pela MTV Brasil. Desde que abri o Sete Doses de Cachaça postei textos sobre o período em que fui funcionário da emissora (ou não). Nem quero me aprofundar muito, pois certamente escreverei aqui coisas que já escrevi em postagens anteriores. Sou de uma geração que trabalhou lá por tesão, por amor. Era muita gente talentosa que deu o sangue pela construção de uma marca.

Amo música, televisão e cultura pop. Portanto, trabalhar na MTV foi tudo de bom. Adoraria poder trabalhar sempre com cultura pop, mas como já escrevi aqui no Sete Doses de Cachaça, os veículos de comunicação do Brasil não sabem lidar com esse editorial, e o tratam com desdém. Com a MTV Brasil do Grupo Abril aconteceu isso. 

No meu caso foram sete longos e intensos anos dentro do prédio na Alfonso Bovero 52. As escadas de incêndio, o sobe e desce pelo prédio (com caixas de fitas nas mãos), estúdio A e B (onde estiveram todos os artistas nacionais e internacionais imagináveis), a maquiagem, CSABC (switcher), D2,  "seu" Paraná na fitoteca. Eu ainda cheguei a editar algumas coisas na UM que ficava estacionada na ruela ao lado do prédio, isso em 1993.

A eterna discussão com os seguranças que pediam os crachás colocados em lugar visível. Qualquer coisa chata que deveria ser feita na edição se tornava prazerosa quando juntava toda a turma da (ilha de edição) D2 pra falar um monte de asneiras e xingar os incompetentes kkkk.

As dormidas debaixo das mesas nos dep. de produção e jornalismo em um dia de trabalho após uma balada intensa (de trabalho ou não). Os textos escritos a mão diretamente no espelho do programa. A escalação de gravação feita pela Soninha (Sombrinha!). Lembro da portaria do prédio e a Alfonso tomada de fãs no dia em que Hanson foi à MTV. Nunca vi confusão igual.

Fico feliz de ter feito parte da equipe que trabalhou em um período importante da emissora, e que ajudou a fazê-la crescer. É ruim ver que o lugar onde aconteceram tantas histórias agora vai acabar de vez. Ficam os amigos e as roubadas que hoje viraram motivo de riso.

Não é que a MTV Brasil vai acabar pra sempre. Será uma renovação, porém o que aconteceu na Alfonso Bovero 52 nos anos 1990 vai ficar pra sempre na memória de muita gente, porque foram anos mágicos.

Eu, como profissional e amante de música e cultura pop, espero e  torço para que a MTV Brasil ressurja mostrando vida nova, força de vontade, e o mais importante: que trate a música e a cultura pop com respeito, porque assim terá de volta o público de ontem e de hoje.

O Rei está morto! Vida longa ao Rei!!!


Ingressos e Crachás

Casa da Praia (1993)

Clima de Trabalho

MTV Na Chapa (1996)

No Olho do Furacão

Monsters of Rock (1998)

Especial Legião Urbana (1997)

Teleguiado (1995)

Especial MTV 5 Anos:




3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Paulo, tudo bem?
Me revela tira uma dúvida? Os clipes que a MTV possue anteriormente a 90 (data de fundação da emissora no Brasil) São clipes provenientes de Fitas VHS? Estou lhe perguntando isso, pois por exemplo. Ainda é Cedo ja tive oportunidade de ver na extinta TVE-RJ e o clipe tem melhor qualidade do que era exibido pela MTV em que a cor aparece fosca.
Espero que vc responda minha pergunta.

Paulo Marchetti disse...

Olá! Não sei te dizer. Pode ter sido de u-matic. De VHS não foi. Deve ser cópia da cópia da cópia. Concordo com você que a qualidade é ruim.
abç

Anônimo disse...

Olá Paulo.
Sinto muita falta da MTV Brasil (da Abril), músicas de qualidade, programas do mais alto nível, não o que a MTV da Viacom exibe hoje, que na minha opinião é um lixo e só sobrevive pois está na tv por assinatura.
A MTV da Abril que era boa, quando ia nas platéias dos pragramos, quando eu ia nos VMB's aquilo me encantava, todos trabalhavam com gosto ali, com orgulho daquela emissora, aquelas noites congelantes que eu ficava na fila pra entrar no Comédia MTV Ao Vivo com quatro blusas e ainda morrendo de frio, mas quando eu entrava me sentia acolhido.
Meu sonho era virar um VJ, pow, mas se hoje em dia tenho 19 anos, naquela época tinha 15 anos, então chances nulas. Mas o de melhor estava por vir, consegui arrumar um emprego dentro da Abril, infelizmente no RH Desligamentos hahaha, mas dali ficava mais fácil de, quem sabe, eu arrumar algo dentro do prédio da MTV, naquela época eu ficava no EDA, depois mudamos o RH pro NEA, mas pelo meu azar entrei tarde na Abril, no começo de 2013, e a MTV já estava quase certa que fecharia e pro meu azar( de todos nós, funcionários da Abril, fãns da MTV), e justamente nós, como cabia ao RH, tivemos que fazer o desligamento de todos os funcionários da MTV, foi algo que me deixou muito arrasado, eu amava aquela emissora, foi uma das piores coisas que tive que fazer, mas é a vida...
Pra mim a MTV fechou por causa da péssima gestão da Abril, eles tinham um produto de ouro na mão, deveriam ter dado mais valor e feito menos cagadas. A MTV nunca será como antes, nunca terá o mesmo status e eu sinto muito por isso.
Até hoje culpo minha mãe por não me colocar no mundo antes, pra que eu aproveitasse mais o que a MTV tinha pra oferecer... nos anos 90...
Grande abraço e está muito bom seu blog.
Gustavo.