Aqui faço uma comparação entre emo e poser.
O que vejo nessa nova cena do rock brasileiro é algo frágil, de barro, de areia. Melodias fracas, previsíveis, letras pobres e a completa falta de referência mostram que não há como tudo isso não ser lembrado como uma onda efêmera. Assim como hoje lembramos o poser e o tecnopop.
Esse é um nicho que as gravadoras acharam: rock para os pré-adolescentes. E foi exatamente o que aconteceu com a cena poser, com adolescentes de 12 a 15 anos ficando loucas com as calças apertadas de Bon Jovi, Motley Crue, Skid Row, Guns n’Roses e outros. Hoje percebo nessa geração (já crescida) que as garotas dão risada de lembrar e rever essas bandas e os garotos tem vergonha de dizer que um dia gostaram dessas coisas.
Nessas bandas brasileiras que citei no início do texto também há em comum com os posers o fato de todas elas terem um público muito mais feminino do que masculino. Isso demonstra uma nítida preocupação com a imagem. Os litros de laquês usados nas longas madeixas dos posers + os litros de gel usados nas franjas e nos cabelos milimetricamente bagunçados dos emos acusam o parentesco. As roupas coladas, sobrepostas, bregas e meio “esquisitas” dos posers deram lugar às roupas largas dos emos, mas tudo também milimetricamente bagunçado: a calca caída, a cuequinha aparecendo, o lenço no pescoço, o boné torto, o tênis desamarrado. Todo o visual poser e emo é resultado de horas de espelho.
Quanto ao som fico imaginando a fã em casa com os CDs de todas essas bandas, tudo jogado no chão, bagunçado, CDs e encartes misturados. Nessa hora entra a vantagem de não precisar se preocupar em achar o CD e a capa certas, pois tanto faz a capa, o encarte ou o CD.
Tudo isso é brincadeira de criança. Minha filha de 8 anos que o diga. Fico mesmo com pena de quem leva isso a sério (e esses músicos levam!!!).
3 comentários:
Ola Paulo, cara ando escutando o cd da banda Vivendo do Ocio, vc ja escutou? se escutou oque achou? valeu um abraço.
Falaí Carlos. Vivendo no Ócio é uma das poucas coisas boas que rola por aí, merece mais atenção.
abs
eu comcordo nao espera, concordo* desculpa temho lingua presa T-T mas enfim continuando, com o continuado com oque eu disse, venho do futuro, igual, simpsons, para dizer que o emo felizmente nao morreu! oque é legal UwU ei vi no tik tok, um cara esutando artic monkeys e usando franja1!! obviamente emo, efim zoas kk, risadinhas. bom vlog e cotnine assim, abracos XD. beijao no gluteo esquerdo, porque direit. direita* é coisa de ormie, zero lares. lacres* tchautchau chuchuu gatimjp
Postar um comentário