10 de janeiro de 2008

Barão Vermelho – Por que a Gente é Assim

Durante a folga do final de ano, fiquei sabendo que a biografia do Barão já estava à venda. A primeira coisa que fiz ao voltar foi comprá-la. Comprei-a na 3ª feira dia 08/01 pela manhã e na 5ª feira dia 10/01 pela manhã acabei o livro. Ou seja, devorei-o! Livro bom é assim: você não consegue parar de ler. A mesma coisa aconteceu com a bio do Tim Maia que li em 4 dias. Texto bom é uma maravilha!
O que mais chamou minha atenção foi o fato de a bio do Barão ter sido escrita por Ezequiel Neves e Guto Goffi. Sem desmerecer Rodrigo Pinto, que não conheço, mas conhecendo bem Goffi e Neves, sabia que tinha coisa muito boa ali dentro.


Bem ilustrado, com pouco mais de 300 páginas, o livro não perde tempo fazendo biografia de cada integrante da banda. É direto e reto, cru, como o som do Barão. Sem firulas e medos, os autores falam abertamente sobre tudo o que ocorreu com a banda, até mesmo os problemas com drogas, brigas internas, as saídas de integrantes, a falta de grana e perspectiva após a saída de Cazuza, enfim, relata de fato o que realmente foi e é o Barão Vermelho.


A diagramação é outro destaque a parte. Há espécies de ‘parênteses’ entre o texto do livro, onde se explicam detalhes da banda, de seus integrantes, das gravações, de Ezequiel, dos clipes gravados, de shows, turnês, festivais e fatos mais marcantes.


É difícil destacar uma só passagem: tem a saída de Cazuza, o reveillon que a banda passou junta para fortificar o momento delicado pelo qual passava, a saída de Dé e Maurício, a entrada de Rodrigo e seu envolvimento com drogas e álcool, a força que era Ezequiel para a banda, o Rock in Rio 1, a saída do Rock in Rio 2, enfim, realmente é difícil um só destaque, pois tudo é bem relatado, com riqueza de detalhes.


Para arrebentar ainda mais, o livro vem acompanhado de um CD com 7 músicas que são as duas primeiras demos que o Barão gravou.


Diversão garantida e documento importantíssimo mesmo pra quem não gosta da banda!

Nenhum comentário: