3 de abril de 2021

O Jornalismo Independente

Esse texto é pra reforçar e complementar o que escrevi no texto anterior.

Entre 1993 e 1998 estudei jornalismo na PUC. Lembro de uma discussão que tive com um professor logo no 1º semestre, ele trabalhava na Folha. Eu mal conhecia minha turma.

Não sei o que gerou o diálogo, mas disse a ele que eu era de Brasília e que os jornais nunca retratavam a verdade do que acontecia na política. Ele ficou indignado, porém sem argumentos. Citei alguns exemplos de acontecimentos importantes que não haviam saído em imprensa nenhuma e ele não sabia o que dizer. Não lembro como acabou a discussão, mas lembro que pra ele, óbvio, foi um tanto humilhante perder esse “embate” pra um estudante de 23 anos e de 1º semestre.

A mídia mainstream sempre lambeu as botas de todo e qualquer Governo, até a chegada desse novo Governo que assumiu em 2019.

A promiscuidade entre essa grande mídia e a política só foi aumentando a cada Governo desde Sarney, o Demônio do Maranhão.

É difícil para a população que não está na distante Brasília, saber minuciosamente o que acontece por lá. Até mesmo a Jovem Pan, que hoje faz o melhor jornalismo – apesar das inúmeras falhas – e até ela não fala tudo.

Já escrevi em outras publicações sobre política que há muita sujeira fora do Congresso e fora do expediente dos Deputados, Senadores, Secretários, Ministros, assessores, etc. E dessa sujeira muito jornalista faz parte. São festinhas, almoços e jantares, churrascos, encontros, conversas estranhas, acordos do mal, amizades por interesse, tapinha nas costas. Tudo em nome do interesse de poucos, e se inclui nesses poucos, os grandes grupos de comunicação: Globo, Folha, Estadão, Bandeirantes, entre outros.

De 1993 – quando discuti com meu professor – pra cá, o mundo mudou e mudou muito. A tecnologia e as redes sociais desnudaram tudo! Entre diversas áreas, muitas empresas que detinham o monopólio do que faziam, perderam esse monopólio. Pra ficar nos dois exemplos que dei no texto passado, das gravadoras e da imprensa, elas se deram mal. Isso aconteceu porque o que elas faziam, muita gente hoje pode fazer.

E a grande imprensa, desolada com a perda do monopólio da notícia, ao invés de se adaptar aos novos tempos, preferiu – assim como as gravadoras fizeram no início dos anos 2000 – atacar seus inimigos: sites, blogs, Instagram, Twitter, Facebook, canais do YouTube, entre outras redes.

Indignadas em não ter mais o poder que tinham, estão mais perdidas do que o urso do pica-pau. 

Ficaram tanto tempo acomodadas nesse monopólio e sentadas na grana fácil e acordos malignos que agora, nesse momento de mudança de comportamento, não sabem o que fazer. Pior! Não conseguem aceitar o novo.

Pra falar o que quero dizer a seguir, é preciso lembrar que o mundo é dominado por meia dúzia de milionários que são donos de grandes conglomerados que incluem empresas de internet; donos da própria internet e de suas redes sociais; grupos de comunicação que tem canais de televisão, empresas cinematográficas, gravadoras; além de empresas de alimento, de importação e exportação; e tantas outras que a gente sequer conhece, mas que impactam diretamente em nossas vidas.

É evidente que esses milionários não querem que o mundo tenha mais milionários, então eles fazem de tudo pra que o mundo continue como está. Eles não querem mais ninguém, além deles, mandando em tudo. Que o diga o demônio George Soros, talvez o mais famoso deles.

E tendo esse pensamento de manter a bolha como ela é, obviamente a cruel ideologia de esquerda é a que lhes cabe como uma luva.

Isso a gente vê claramente nas redes que já citei, principalmente as mais conhecidas e usadas como Facebook, Instagram e Twitter. Nelas a censura só funciona para quem tem um viés conversador. Publicações que são de esquerda podem tudo: xingar, matar, criar Fake News e gerar discórdia, entre outros absurdos.

A nossa imprensa que sempre teve esse viés de esquerda, também faz o que quer: mente, cria Fake News, pede a morte de políticos e continua firme e forte em conluio com os velhos lobos da política, mesmo que esses políticos sejam corruptos e que essa corrupção tenha matado milhares de cidadãos. É só ver o quanto puxam o saco do Lula, por exemplo. Um cara que roubou dinheiro da saúde, da educação e até mesmo de aposentados! Um Governo demoníaco que "emprestou" nosso dinheiro para países ditadores que jamais pagarão esses empréstimos. Mas isso não importa, porque ele pagava muito bem para que essas mídias aceitassem sua manipulação.

Globo, Folha, Estadão, Bandeirantes e outros fortes grupos adoram manipular a notícia, então fica claro que todas essas pessoas fazem parte de um seleto grupo do mal: grupos de comunicação, investidores e todos os seus funcionários que são sustentados por eles.

O engraçado é que todos eles, amantes da ideologia da esquerda, se existissem dentro de países comunistas, não teriam voz, não teriam esse trabalho e até possivelmente iriam estar presos em campos de concentração. Como é sabido, o comunismo odeia a verdade e ama manipular qualquer coisa.

Enaltecem o comunismo, mas seriam mortos pelo comunismo. Tem que ser muito burro e ignorante pra ter esse viés.

Todos eles juntos tentam a todo custo minar o jornalismo independente exatamente porque o jornalismo independente faz com louvor o que eles deveriam fazer: reportar a verdade.

O que reclamei com meu professor em 1993 - a manipulação, mentira e omissão de notícias - hoje está mais do que escancarado.

Porém esse monopólio da omissão e da mentira aos poucos está sendo minado. A batalha é dura e longa, mas claramente será vencida por quem faz o jornalismo independente.

Está cada vez mais nítido que esse jornalismo mainstream da omissão e da Fake News é cruel, é vil e age como um assassino frio que mata sua vítima e dá risada enquanto esquarteja o corpo.

É só ver a reação dessa grande mídia diante do que foi feito com Oswaldo Eustáquio, com o Terça Livre, com Caio Copolla e outros jornalistas independentes que volta a meia têm suas contas bloqueadas, suas redes canceladas.

É só ver a forma como ela cobre grandes manifestações que vão contra seus interesses. Não precisa ser muito inteligente pra perceber as omissões e Fake News que são produzidas pela Globo em seus produtos e seus telejornais. É só ver os textos e reportagens que a Folha e Estadão publicam.

Pior! Pra tentar manter a mamata do dinheiro público que recebiam disfarçado de verba de publicidade, e continuar a puxar o saco de quem fazia esse pagamento ilícito disfarçado de lícito, essa grande imprensa defende corruptos, defende um STF aparelhado e, muito pior ainda, tenta desqualificar jornalistas que falam a verdade! Perceba bem o absurdo!!! Vou repetir: essa mídia mainstream defende corruptos, pede a volta da velha política do caixa 2 e do mensalão, e joga contra jornalistas que fazem com maestria o jornalismo que ela se nega a fazer em nome da barganha que ganhava com essa sujeira toda!

É uma vergonha, uma falta de caráter, e ela está indo para o buraco por conta disso, e mesmo assim não larga o osso. Azar o dela e sorte de quem faz um jornalismo verdadeiro, transparente e isento que está cada vez mais robusto graças a independência que tem. Com essa independência acabou pra sempre o monopólio da notícia omissa e falsa.

São gigantes que estão perdendo seu tamanho e poder. São mídias que agora são obrigadas a dividir a atenção com quem faz o jornalismo correto e mais, são constantemente desmentidas pelo jornalismo independente que mostra, sem medo, a verdade.

A cada mês, a cada ano, esses grandes grupos perdem público, assinantes, anunciantes, lucro e, por consequência, o poder que um dia tiveram.

Que continuem negando a realidade e não aceitando a verdade, porque o fim de todos esses prepotentes grupos mainstream a cada dia fica mais aparente. Quanto mais perdem força, mais forte fica o jornalismo independente!

Um dia Soros e seus pares não estarão mais aqui pra ajudá-los e daí... puf, babau!

---------------------------------------------

Quem mente, omite e distorce a informação na cara dura: Grupo Globo (TVs, rádios, revistas, sites e jornais), Folha de São Paulo, UOL, Grupo Bandeirantes (TVs e rádios), Estado de São Paulo, Veja, Isto É, Exame, Correio Braziliense, Jornal Zero Hora, CNN, O Antagonista, Mídia Ninja e todas as mídias independentes de esquerda (até porque ganhavam dinheiro de origem esquisita e deixaram de ganhá-lo após a saída do PT do Governo).

Quem diz a verdade: Gazeta do Povo, Gazeta Brasil, Jovem Pan (apesar de omitir algumas notícias), Opinião no Ar, Terça Livre, Brasil Sem Medo, Brasil Paralelo, Jornal da Cidade OnLine, Conexão Política, Jornal Parcial, e outros tantos canais independentes no YouTube, no Instagram e no Twitter - e pra conhecê-los é só ir na lista tanto de seguidores quanto de seguidos por essas mídias.

Nenhum comentário: