15 de maio de 2009

Reflexões (por causa do Coldplay)

- Em 2005 quando o celular se tornou definitivamente uma fonte de música, as gravadoras faturaram 1,1 bilhões de dólares. Foram mais de 420 milhões de faixas vendidas.
- Também em 2005 foram por volta de 3 milhões de pessoas que fizeram downloads pagos.
- Com os downloads ilegais as gravadoras poderiam ganhar 3 vezes mais do que ganham nesse mercado.
- Os CDs gravados em casa correspondem à bem mais do que 15% dos CDs oficiais vendidos.
- Em 2007 o mercado fonográfico brasileiro chegou a vender quase 25 milhões de reais. 185% a mais que em 2006. Imagine hoje o eu não deve ser.
- Em 2007, entre CDs e DVDs foram vendidos 312,5 milhões de reais. Pouco mais que 31 milhões de unidades.


Se as gravadoras já enchem o c... de dinheiro desse jeito, imagine se usassem a cabeça direito?

Madonna, Radiohead, U2, Metallica e agora o Coldplay são alguns dos maiores artistas do planeta que liberaram seus novos CDs para download gratuito.
Pergunto a você: qual dos grandes artistas brasileiros que já fez isso? Paralamas? Marisa Monte? Chico Buarque? Caetano? Charlie Brown? CPM22?

Pode ter algum, mas realmente não sei, não li nada. Tem a Trama que no
http://albumvirtual.trama.uol.com.br/ disponibilizou Ed Motta, CSS, Tom zé, Macaco Bong e agora da nova sensação Móveis Coloniais de Acaju. Merece uma menção honrosa. Ela é pioneira no Brasil. Download gratuito já está se tornando uma coisa obrigatória e as grandes corporações estão dormindo no meio da corrida. Executivos brasileiros, artistas brasileiros, acordem!

E tem outra coisa. Há DVDs musicais que compro e que custam de 12 a 19 reais. São DVDs de Red Hot Chili Peppers, The Clash, The Police, The Who, Stones, AC/DC, Queen entre tantos outros. Aí você vai na loja, passa o olho nos DVDs brasileiros tipo os que eu já citei e outros populares e é tudo 40, 50, 60 reais.

Já fui o otário que ficava na mão das gravadoras, dependente delas, e hoje eu quero mais é que todas elas continuem a sentir na pele o que é falta de respeito (melhor repensar o dep. de marketing). Por favor, não me venham falar em impostos. E não pense que os artistas estão imunes. Eles também tem culpa.

Já falei aqui do velho ditado “se não consegue vencer seu inimigo, junte-se a ele”. Em que mundo vivemos no qual a empresa considera o consumidor inimigo?

Download Coldplay
http://musica.uol.com.br/ultnot/2009/05/15/ult89u10633.jhtm
http://lrlrl.coldplay.com/leftright.html

Sites
- Warner não tem nada. No índice nem botão de download tem (mas tem notícia de Falcão (O Rappa) namorando no calçadão).
- EMI também não tem botão de download, só quando você clica na pádina do artista aparece lá o botão, mas nem todos tem download e mesmo assim são downloads de fotos e release do disco. Nada mais. Foto eu pego no Google. Release eu leio na imprensa (que trabalha na base do copy/paste).
- Sony/BMG não tem nada. O site é uma pobreza.

- Universal Music absolutamente nada.
- Som Livre também nada. Pelo menos ela mesma vende os downloads de música. Na Sony nem isso.
- Arsenal Music nadica de nada. Como a EMI só fotos e release.

Nenhum comentário: