15 de dezembro de 2008

Blockbuster x Filme Cabeça

Adoro filmes blockbuster. Odeio filmes cabeça. Pra mim, cinema não foi feito para pensar, mas para se divertir.

Guerra nas Estrelas, De Volta Para o Futuro, Mad Max, Hulk, Senhor dos Anéis, Porcos e Diamantes, Harry Potter, 007, Indiana Jones, Batman, O Poderoso Chefão... esses são os filmes que gosto de ver. Diversão garantida! Pipoca e Coca-Cola! Uêba!

Não agüento ver/ouvir o “público cabeça” falando mal dos blockbusters. Até porque eles são muito mais difíceis de se fazer. Uma produção dessas requer uma logística inacreditável.

Pior é ver gente como o ator José Wilker, que comenta a transmissão do Oscar, desprezar os blockbusters, assim como Inácio Araújo da Folha de São Paulo. Acho engraçado um ator como José Wilker, que faz novelas - um produto tão de quinta categoria – e falar mal de um filme por ele ter efeitos especiais ou simples cenas de ação.

Chato é aquele lance de filme com direção francesa, atores espanhóis, produção iraquiana, fotografia islandesa e no final é uma história sobre uma mulher que não sai de casa e vive em crise com os filhos e com o mundo. Pelamordedeus!

Chato é A Insustentável Leveza do Ser, Tomates Verdes Fritos, Fellini, Woody Allen, Glauber Rocha...

Vou ao cinema para me divertir e não pra sair de lá pensando na vida e suas intrigas. Até vejo alguma coisa mais parada, mas é preciso um bom roteiro, tipo Delicatessen, O Fabuloso Destino de Amelie Poulain e um monte de boas comédias.

Escrevo esse pequeno post por raiva, pois vejo muita gente na mídia falando das maravilhas dos filmes europeus independentes e cuspindo em Hollywood. É difícil ver alguém defendendo os bons filmes de aventura, terror, ação, ficção...

Viva Hollywood!

E que venham Watchmen, X-Men Origins: Wolverine, O Corvo, Exterminador do Futuro 4, Mad Max 4, Carga Explosiva 3, Lanterna Verde...

3 comentários:

Anônimo disse...

Odeio Blockbusters!

Anônimo disse...

Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem!

Paulo Marchetti disse...

Anônimo, eu sou o Pai... e te perdoo por não saber compreender... rsrs