22 de dezembro de 2008

Prêmios, Prêmios e mais Prêmios

Grammy Awards
Grammis Awards (Grammy Suécia)
Emma Awards (Grammy Finlândia)
Grammy Latino
VMA (MTV USA)
EMA (MTV Europe Awards)
AMA (MTV Asia Awards)
GMA Dove Awards (Gospel)
American Music Awards
Brit Awards
Billboard Music Awards
World Music Awards
Teen Choice Awards
NME Awards
NRJ Music Awards
Nickelodeon Kid Choice Awards
BBC Jazz Awards
Polar Music Prize (tipo Nobel)
Prêmio Pulitzer (jornalismo, literatura, música...)

Prêmio Mineiro de Música Independente
Prêmio Multishow
Prêmios de “operadora celular”
Prêmio Eldorado de Música (Erudita)
Prêmio de “cartão de crédito”
Prêmio Caras de Música
Prêmio Toddy de Música Independente
Prêmio Dinamite de Música independente
VMB (MTV Brasil)
Grammy Brasil (vai ter outro????)

De uma hora para outra fiquei encafifado com tantos prêmios espalhados por aí. Fiz uma rápida busca pela internet e achei 29 desses ‘awards’. Tem mais, muito mais, mas fiquei com os que logo apareceram. Desses 29, 10 são no Brasil. Ou seja, quase uma vez por mês há uma premiação musical por aqui.

Claro que grande parte desses prêmios são pura palhaçada. Todos eles são criados para fazer marketing e dinheiro. Publicitários e grandes patrocinadores adoram esse tipo de coisa. Todo mundo sai ganhando, menos os artistas, claro. Eles são criados não para enaltecer o trabalho musical seja lá de quem for. São criados porque geram dinheiro, muito dinheiro. Para algumas emissoras de tv essa premiação é onde elas lucram barbaridade. Gastam, sei lá, 100 mil reais e lucram 600 mil além, é claro, de fazer um chamego aos patrocinadores amigos.

Aí você olha aquele mundaréu de gente sentada no anfiteatro e se pergunta: quem é esse povo todo? Fora os artistas, são pessoas ligadas aos patrocinadores, publicitários, gerentes de banco, familiares desses parceiros comerciais, enfim, na logística desses convidados rola muita política. Quem merece ir, quem interessa estar lá, quem é mais importante e quem não faz tanta diferença.

Mas a coisa é tão cansativa que em certas premiações da para ver o local sendo esvaziado a cada bloco. Muitas pessoas que lá estão querem saber da festa que terá após a entrega e muitas dessas pessoas já começam a abandonar o local mais cedo. Um truque manjado para os lugares vazios é colocar figurantes sentados nas cadeiras vazias.

A única coisa legal desses prêmios e o fato de muitos artistas se encontrarem. Alguns até se vêem de passagem em festivais, aeroportos e hotéis, mas ali na premiação eles podem conversar com mais calma, se divertir. Só que essa parte ninguém mostra. O mais legal da festa não é mostrado!!!
Bem, de todos esses prêmios que achei, a maioria jogo no lixo. O Grammy que era de respeito, pelo tanto de franquia que abriu, já não tem mais esse respeito. É Grammy americano, latino, finlandês, sueco, brasileiro... daqui a pouco vai rolar o Big Grammy, Grammy Chicken, Grammy Salad...

quatro premiações que me chamaram a atenção: Polar Music, BBC Jazz Awards, Prêmio Eldorado e o respeitável Pulitzer. O Polar achei legal pois premia apenas dois nomes que tenham se destacado na música por terem feito algo ligado ao bem da humanidade. Ele existe desde 1992 e Paul McCartney, Led Zepellin, Gilberto Gil e Stevie Wonder já ganharam esse prêmio.

Outro legal é o BBC Jazz Awards que foi criado em 2001 e é uma premiação como as outras onde há diversas categorias. É o tipo de premiação que não interessa a ninguém aqui no Brasil. Que patrocinador vai querer bancar uma festa do Jazz?

O Eldorado é legal por premiar os profissionais da música erudita. Muito interessante.
O Pulitzer dispensa comentários. Ele existe desde 1917 e é um dos mais respeitáveis. Ele premia a literatura, o jornalismo e a música. Reportagem, editorial, fotografia, história, há diversas categorias bacanas.

O Pulitzer e o Polar são legais pois dão aos premiados uma grana, o que é bom.

Porém, 99% desses prêmios só querem ganhar em cima da imagem dos artistas. Haja paciência para acompanhar todos eles.

PS: Outro lance chatérrimo dessas premiações é o tal do tapete vermelho. Para muito dos artistas esse é o momento alto: poder mostrar no novo visual ou o novo namorado(a).

PS2: Esse é o último post de 2008. Que venha 2009! Boas festas à todos! Se for dirigir não beba!!!

Nenhum comentário: