9 de novembro de 2018

O Mundo Evolui e o Artista Brasileiro na Esquerda!


O mundo mudou no final de 1989 quando o Muro de Berlim caiu. E continuou mudando quando a União Soviética acabou no fim de 1991.

Porém tem gente que faltou a essas aulas, ou nunca leu nada na vida.

É claro que essas mudanças não viriam da noite pro dia. Muda-se todo um sistema político, econômico e social, além da não menos difícil mudança na política externa. Foi preciso, e muito, correr pra tirar o atraso.

E o mundo continuou girando, com mudanças contínuas na política mundial, na geopolítica, economia e tudo foi evoluindo.

O Brasil tem ainda seus 500 e poucos anos e cheira a fralda. O atraso que a corrupção implantou no país desde o Governo Sarney faz com que ele pareça ter 12 anos, e ainda chupando chupeta e comendo com babador.

Graças a Deus o Brasil é um país forte (rico) o suficiente para se manter em pé mesmo depois de tanta porrada.

O atraso aqui está em todos os lugares pra onde olhamos, e conseguimos ir mais pra trás com os anos de Governo do PT. Isso é claro e nítido. Não sou eu quem diz. São fatos da história. Como num jogo, andamos várias casas pra trás.

A esquerda morreu há tempos. Se é que um dia existiu na prática. Porém há quem insista ainda hoje... Pasmém!

O mundo abrindo o mercado (inclusive a China e a Coréia do Norte – ainda que de seu jeito), mas a esquerda brasileira querendo um estado inchado pra poder continuar mamando em suas tetas.

Agora, uma coisa que me incomoda é ver tamanha burrice e/ou ignorância em boa parte da nossa classe artística, seja na música, artes cênicas, literatura, etc. Em toda ela!

Na verdade não é só a classe artística, mas muitas das nossas minorias cometem esse engano de defender a esquerda, sistema o qual não tolera qualquer tipo de arte independente e qualquer tipo de minoria. Não sou em quem diz, mas sim a história.

Mas aqui me detenho na classe artística musical brasileira.

Incomoda ver esse monte de artista usando camiseta do Che Guevara e/ou com o símbolo comunista da foice e do martelo. É muita ignorância. Isso é praticamente igual a usar camiseta do Hitler com a suástica. Sistemas genocidas, preconceituosos e demoníacos. Sistemas que mataram sem piedade cidadãos de bem, pais, filhos, crianças, recém-nascidos, idosos, gays, negros...

Juntando todos os governos comunistas chega-se a marca impressionante de mais de 100 milhões de pessoas mortas.

Mas voltando ao assunto, pergunto: será que todos esses artistas que se dizem de esquerda não sabem que em um regime de esquerda eles jamais existiriam?

Pelo jeito, não!

Em qual regime comunista existe livre expressão artística?

Se o comunismo proíbe até a religião porque nem Deus pode ser maior que o ditador (Estado), então como um artista autoral poderia dividir a atenção com seu líder

Aliás, quantos artistas foram mortos em fuzilamentos ou em campos de trabalhos forçados?

E quantos padres e religiosos estão entre os mortos pelo comunismo?

Quantos professores e pesquisadores estão entre os mortos pelo comunismo?

Escritores, poetas, pintores, músicos, atores... Cite grandes nomes artísticos dos países comunistas.

Em país comunista, se você quiser mostrar sua arte, você tem apenas uma alternativa: ou faz o que o governo quer ou esqueça a arte. É assim!

Já escrevi aqui: fiquei 15 dias em Havana a trabalho. Conheci bastante do que é a vida em Cuba. Se você acha que como aqui há bares e casas noturnas com música ao vivo, público, drinks, garotas e garotos, estás redondamente enganado. Não há nada disso por lá. Não há casas de shows ou bares. Se quiser ver músicos e outras formas de arte, será preciso passear pelo centro a tarde ou seguir as programações oficiais que existem. Ali você verá músicos cubanos da mesma forma que o turista vem aqui ao Brasil ver aqueles shows de samba com mulatas.

Se você acha que é como aqui onde você entra em um bar 1h da manhã e vê gente se divertindo e escutando um som. Hahaha Isso não existe!

Se você toca, tem sua banda, seu repertório, faz seus shows, viaja, participa de festivais alternativos, entra em estúdio, grava suas músicas, expõe sua arte na internet através das redes sociais que alcançam o mundo todo, então esqueça essa bobagem de esquerda.

Em qualquer país de esquerda você jamais iria poder fazer qualquer coisa assim. Você jamais teria uma guitarra, dinheiro para entrar em estúdio ou até mesmo local pra se fazer shows.

Artista esqueça a esquerda. Esqueça ideologias idiotas. Se você de fato é um artista, então você deve sim é derrubar barreiras e destruir fronteiras.

Na verdade, artista que é artista não vê fronteiras.

PS 1: Sou a favor das minorias e de mais justiça e igualdade no mundo, óbvio, mas isso não é ser de esquerda ou direita. Isso é ser Ser Humano. Se quiser criar um viés ideológico para defender essas coisas, então crie, mas não cometa o erro grotesco de colocar essas defesas na ideologia de esquerda.

PS 2: Aqui falei da música, mas imagine quantos escritores brasileiros – de livros, contos, novelas, teatro – seriam proibidos de serem publicados ou encenados no regime comunista. Dias Gomes, Clarice Lispector......... (o que falar então de Henfil, Laerte....)



2 comentários:

Leo disse...

Prezado Paulo, achei muito pertinente e corajoso o texto. Abraços

Paulo Marchetti disse...

Obrigado Leo! Abraço!