15 de setembro de 2008

Teleguiado II – Os Mecanismos

Me cobraram esses mecanismos, então vamos lá:
Bem, para o Teleguiado funcionar, durante a meia hora que o programa ficava no ar a fitoteca da MTV só funcionava para o programa. Lá ficavam o responsável por ela e o estagiário, que era o encarregado de levar a fita com o clipe pedido para o switcher. Ainda na fitoteca era anotado num papel a entrada e saída do clipe. Se não tinha o clipe ou qualquer outro problema, o estagiário ligava pra mim no switcher e resolvíamos tudo ali, em poucos segundos. Se o problema envolvesse o participante que havia pedido o clipe, eu falava com o Cazé pelo ponto eletrônico. E ele: “Alô base, qual é o problema...”
O clipe chegava ao switcher e ia direto para o operador de vt que colocava-o no ponto. Primeiro ele achava o clipe, corria até o final dele, zerava o timer do vt e assim colocava o clipe no ponto. Dessa forma teríamos o tempo do clipe em regressiva. Com o clipe no ponto eu avisava o Cazé.
O tempo que Cazé ficava conversando dependia muito do participante. Se o papo era bom Cazé o esticava até não dar mais, se era ruim, assim que eu falasse que o clipe tava no ponto, Cazé já o chamava.
Num programa de meia hora no ar, é padrão ter entre 22 e 24 minutos de produção e três blocos. Os outros 6 ou 8 minutos restantes são para o intervalo. Para um programa de uma hora de duração o tempo de produção é de 48 minutos e 12 de intervalo com quatro blocos.
Fazíamos de tudo para que o Teleguiado tivesse um clipe por bloco, mas nem sempre dava certo, pois o tempo do clipe também contava. Por muitas vezes o programa terminava com Cazé chamando o último clipe e ele podia ficar 10 segundos ou 3 minutos.
Eu também ficava “negociando” com a equipe de exibição o tempo que eles podiam me dar a mais. Algumas vezes eu conseguia derrubar alguma vinheta de intervalo e ganhava aí 30 segundos ou um minuto. Se a programação estava adiantada, eu podia ir alguns minutos a mais do horário ou se a programação estava atrasada, azar, pois a exibição usava o Teleguiado para ajustar o horário e assim eu tinha que entregar o programa um pouco mais cedo. Ruim era quando tinha horário eleitoral, que aí não tem boi. A coisa toda tinha que ser pontual.Ah! Antes do inicio do programa, o switcher parava de trabalhar uma meia hora antes, para testarmos o telefone, o áudio, as câmeras, para não termos nenhuma surpresa durante o Teleguiado. Ainda bem que nunca houve nenhum grande problema técnico durante a transmissão. Se não me engano, já houve sim algum problema técnico que impossibilitou o programa de ir ao ar. Aí tivemos que colocar uma reprise, mas isso ocorreu apenas uma vez, e nem me lembro o motivo.

Nenhum comentário: