25 de setembro de 2008

Quanto Vale o Show?

Não me lembro bem, mas por volta de 2004 fui convidado para ser curador de um grande festival que acabou não dando certo. Uma pena, pois era para comemorar os 50 anos de Rock Brasileiro.

Ali vi o que estava sendo feito para driblar a carteirinha de estudante: os empresários elevam o preço do ingresso a um valor absurdo, para poder cobrar a metade exigida pela carteirinha. O triste é ver o abuso do preço que faz com que o empresário ganhe mais de 100% de lucro na venda para estudantes. Imagine então o que ele ganha com a venda do ingresso inteiro!

Há tempos não vou a shows. Tenho verdadeiro pânico de aglomerações, multidões e lugares fechados e apertados. Esses problemas começaram no final dos anos 90 e realmente passo mal em lugares assim. Mês passado até fui a um show de lançamento de uma banda amiga, mas não consegui ficar além da 5ª música. É algo mais forte que eu. Quando vou, o lugar tem que ser aberto, grande e ainda fico lá no fundo.

Bem, Madonna vem aí, R.E.M. vem aí, festivais estão pipocando cada vez mais pelo Brasil e os ingressos são caros, muito caros. Algumas vezes o público é mal tratado na hora da compra e na hora do evento.

Principalmente em festivais, que você passa horas no local, não tem banheiro descente (as meninas que o digam), para beber e comer as opções são poucas e caríssimas, enfim, um verdadeiro exercício de paciência. Tudo isso vale a pena para ver o show de seu artista?

É muito caro vir para o Brasil, ainda mais quando o artista vem em turnê, que traz um bando de gente, cenário e sistema de luz e áudio. O custo é realmente mais alto que o normal. O contratante tem que arcar com todas as despesas de toda a equipe. Porém, isso não justifica o valor exorbitante cobrado. O lucro poderia ser bem menor, ainda mais quando o show é em estádio. O show do U2 foi maravilhoso, inesquecível, mas só fui porque estava trabalhando e por isso fiquei na pista, em frente ao palco, num espaço cercado. Um verdadeiro privilégio. Pra mim shows em estádio são uma porcaria. De todos que eu fui, fora o U2 claro, nenhum prestou.

Desde 2000 não vou a jogos de futebol, é olha que moro a 10 minutos do estádio de meu time. Pra quê? Pra ser mal tratado na hora da compra e mal tratado na hora do jogo? Comprar um copo de refrigerante sem gás por 5 reais? Desde então nunca mais desembolsei dinheiro algum para o futebol. E não me faz falta. Não sou mulher de malandro. Não sou masoquista.

Lembro do Hollywood Rock que fui ver o Red Hot Chili Peppers com a polícia jogando os cavalos em cima da galera que estava quieta na fila e na hora de sair que de tão apertado que estava o corredor que acabei saindo do chão. Um horror! Queria esperar a multidão sair, mas a polícia obrigou todo mundo sair na mesma hora. Santa ignorância!


Gasto meu suado dinheirinho com conforto.

Nenhum comentário: