19 de maio de 2012

Série Coisa Fina: 13 - Diana & Marvin


A Soul Music é incrível. Adoro, sou fã e já escrevi aqui a respeito, mesmo sem muita propriedade. Tenho um arquivo respeitável de Soul, com clássicos conhecidos e obscuros. Sam Cookie, Smokey Robinson, Temptations, Supremes, Wilson Pickett, Al Green, The Isley Brothers, a lista vai longe. Isso é música que se escuta pra ficar de bem com a vida. É de fato música da alma. Toca fundo e desperta bons sentimentos.

Em dias que necessito de energia extra, já saio de casa ouvindo. Alguns discos pegam mais que outros. Esse é o caso de Diana & Marvin, lançado em 26 de outubro de 1973, depois de mais de dois anos de gravação. Diana Ross e Marvin Gaye começaram gravando juntos, mas ao longo do tempo as coisas foram mudando. Diana ficou grávida, Marvin tinha projetos em andamento, inclusive enquanto faziam Diana & Marvin os dois lançaram discos. Por isso, as gravações terminaram com eles gravando separadamente.


Incomodava também Diana Ross o fato de Marvin Gaye fumar maconha no estúdio. Pediram para ele parar por conta da gravidez de Ross, mas ele falou que sem maconha não cantava.

A ideia do disco surgiu em 1970, mas só começou a ser gravado em 1971. Não era uma tarefa fácil juntar os dois principais nomes da Motown, até porque a princípio Marvin Gaye não queria mais fazer duetos. Não tinha nada contra Ross, pelo contrário, mas suas duas últimas parceiras não tiveram um final feliz. Ele temia por Diana Ross. Mas foi convencido e topou.

Receado de clássicos é perfeito para escutar principalmente naqueles dias tensos, de energia pesada, de aborrecimento, saco cheio. A sonoridade, os arranjos, a produção, direção musical e, claro, as incríveis e maravilhosas interpretações de Diana Ross e Marvin Gaye, tudo isso o faz ser um álbum perfeito, grandioso. Deveras romântico. Lindo. São dois monstros da Soul Music em um grande momento.

 Em 2001 foi lançada uma edição remasterizada com quatro músicas bônus que são tão maravilhosas quanto às lançadas originalmente. Diana & Marvin é mais uma referência fundamental para quem quer fazer rock, pop, MPB e até mesmo pra quem gosta do metal mais pesado da terra. É música do bem, que faz bem.

 

Nenhum comentário: