10 de outubro de 2011

Histórias da MTV: Especial Legião Urbana

Nesse final de semana que passou assisti a programação especial dos 15 anos da morte de Renato Russo que a MTV fez (mas não cheguei a ver tudo). Até me toquei que os amigos Renato Russo e Redson morreram em datas próximas. Dois grandes ídolos meus.

Assisti, depois de muitos anos, o Acústico Legião Urbana, o qual eu fiz a edição especial para Home Vídeo / DVD (foram 3 meses intensos de trabalho). Mas o que passou na MTV foi o especial Acústico com uma entrevista que fiz com Dado e Bonfá, em 1999, intercalada entre as músicas. Era o lançamento do Acústico em CD. Acredito que desde então nunca mais tinha visto esse pgm e ouvido o Acústico.

Na MTV, entre 1996 e 1997 (ou 1997 e 1998?) fiz um programa chamado Arquivo. Era uma mistura de matérias do arquivo da MTV com videoclipes. Era programa que variava entre meia hora ou uma hora de grade.

Era um programa mensal com diversas reprises. A princípio era pra ser produzido com artistas que estivessem com alguma novidade no mercado, seja um novo trabalho, videoclipe, ou uma efeméride significativa e, claro, artistas que tivessem bastante material de arquivo. Era um programa de edição e colagem. Fiz Michael Jackson (e vi de perto seu vitiligo), Madonna, Cure, Marisa Monte, R.E.M., Nirvana e mais um monte que nem me lembro.

Eu, documentarista que gosta pouco de pesquisar, fui a fundo nas pesquisas de arquivo. Não me limitava apenas ao arquivo de matérias jornalísticas, procurava por tudo, até as mínimas participações em programas (seja MTV BR ou EUA / Europa). O que eu achava, eu assistia


Procurava montar o programa de forma cronológica, mas nem sempre dava certo, já que os arquivos da MTV começam em 1990. Quando não era possível, montava de acordo com o material que eu tinha na mão


Alguns programas eram demanda e outros eu sugeria. Horas de decupagem e horas e edição. Não lembro a data certa, mas acabei fazendo um Arquivo MTV Legião Urbana, que deveria ter apenas 30 minutos de grade, ou seja, 22 minutos de produção. Talvez por conta da proximidade do lançamento do A Tempestade (não sei). 


Esse tempo para um programa que ainda deveria ter videoclipes inteiros era irrisório, mas fiz e ficou legal (na verdade não lembro dele rsrs), mas deu certo. Pra mim o programa tendo 10’, 30’ ou uma hora tanto fazia. O trabalho era o mesmo. 


Obviamente ficou muita coisa de fora do Arquivo Legião, mas a medidda em que ia assistindo e montando o Arquivo, vi que eu teria um ótimo programa especial da Legião. Havia músicas inteiras gravadas de alguns shows feitos em SP e RJ. O áudio não era lá essas coisas, mas dava pra escutar tudo numa boa: voz, letra e instrumental. Vi out takes de entrevistas que não tinham sido usadas e, com os dois materiais dava pra fazer um programa de uma hora de grade (48’ de produção).

Anotei tudo e guardei não sei por quanto tempo. Em uma reunião feita no dia da morte de Renato Russo, falei sobre o programa que eu tinha na mão, e rapidamente juntei o material para fazê-lo. Eu só precisava de algumas horas de ilha para montá-lo. Eu tenho um show que a Legião fez em Santos, em 1983 ou início de 84, abrindo para o Paralamas, com Herbert fazendo a apresentação da banda. Usei esse áudio para abrir o Especial e resolvi gravar uma cabeça introdutória explicando o conteúdo do pgm, que foi gravada pelo Cazé. De fato não lembro bem quando e como tudo aconteceu...


Dias depois que o programa foi ao ar, pessoal do departamento de jornalismo me contou que Dona Carmem (mãe de R. Russo) ligou pra lá para agradecer a homenagem, e ainda disse que aquela tinha sido a homenagem mais bonita que tinha visto. Nos encontramos diversas vezes depois disso, mas nunca perguntei a ela sobre isso. Verdade ou não, de fato fiz esse programa de coração. E tudo o que há nele era, até então, inédito na MTV. Não quis fazer nada piegas por conta da morte de Renato. 


Claro que, passados 14 anos de sua exibição, o contexto hoje é outro. Em 1997 não havia You Tube e nem mesmo internet caseira (era para pouquíssimos, mesmo!), portanto o conteúdo exibido tinha um valor diferente de hoje, de material raro e garimpado. Fiquei feliz com o resultado.


PS: Este texto foi escrito ao som do m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o O Descobrimento do Brasil.


4 comentários:

Anônimo disse...

RENATO RUSSO ERA UM CHATO!!! PIOR QUE A LEGIÃO, SÓ OS FÃS DE LEGIÃO. DOS ANOS 80, AS ÚNICAS BANDAS DO MAINSTREAM QUE SE SALVAVAM, ERAM OS TITÃS, O CAMISA DE VÊNUS, E O ULTRAJE A RIGOR, O RESTO ERA ARMAÇÃO DE GRAVADORA, ASSIM COMO A LEGIÃO SEMPRE FOI, UMA BANDINHA MEDÍOCRE.

VAMOS A LUTA disse...

voçe é tão esperto sobre musica que nem o seu nome vç coloca,ai eu te pergunto dessas bandas que vç citou eu respeito todas, mas eu te pergunto quants delas colocaram um público de 40 50 mil seja mais respeitoso.

Elaine Sakura disse...

Esse especial foi mesmo incrível, maravilhoso!!! Não canso de assistir! Parabéns pelo trabalho incrivelmente lindo, e poelo blog que é uma fonte de informação e cultura! Abçs!!

Paulo Marchetti disse...

Obrigado Elaine! abç