22 de julho de 2017

As Efemérides do Rock Brasileiro

Não há essa tradição da efeméride aqui no Brasil. São pouquíssimas as datas históricas que comemoramos, algumas delas inclusive com distorções. Não à toa dizem que nós brasileiros não temos memória :/

Percebo que alguns poucos artistas que postam material comemorando esse ou aquele lançamento, faz isso sem critério. Pra uns vale a data de quando a gravadora enviou o disco para a imprensa; pra outros, o que vale é a data do show de lançamento; já a gravadora tem outras datas e os fãs-clubes outras diferentes.

O que eu quero é exatamente padronizar datas de lançamentos seguindo critérios. Seguindo uma lógica.

Se a história de nosso país é ignorada, o que dizer então da história da cultura pop brasileira!? Por conta desse desdém – inclusive na mídia direcionada à cultura pop – os acontecimentos históricos são ignorados. Pra não dizer totalmente ignorados, há datas clichês sempre comemoradas, como a morte de Renato Russo / Raul Seixas / Chico Science / Cazuza e pronto!

Pra imprensa brasileira já basta. Em relação aos artistas, infelizmente é a mesma coisa, o mesmo desdém. Por isso, essa bagunça acaba por gerar essa falta de interesse pela história. No artista também não há a preocupação histórica de seu trabalho, tanto que ainda hoje há muita resistência de se fazer biografias. E muitas das que têm são absurdamente ‘chapa branca’. Chegam a ser vergonhosas.

Então, como não há uma padronização em relação às efemérides que envolvem o rock e o pop brasileiro e seu universo, eu mesmo resolvi criar esse padrão. Não ao meu bel prazer, claro! Mas de acordo com a lógica.

Tenho os critérios para os lançamentos. O que conta em primeiro lugar é a primeira data de lançamento registrada na imprensa, geralmente em jornais diários. Sigo assim porque uma vez publicado o lançamento na imprensa, é sinal de que o disco já está a venda e disponível para o público.

Se não acho a data de lançamento do disco registrada na imprensa, procuro a data do show de lançamento e, por último, recorro ao período de gravação, data essa geralmente encontrada em fichas técnicas de discos.

Nem sempre quando há show de lançamento, ou quando a imprensa recebe o disco, ele já está à venda. E claro que, em se tratando de lançamento, logicamente o que conta é quando o disco chega para o público!

____________________________________________


Eu cresci ouvindo música. Em minha família não há músicos, mas meu pai e minha mãe sempre escutaram muita música.

MPB, soft rock, música italiana e francesa... escutava de tudo! Ainda com dez anos e escutando todas essas referências que vinham dos meus pais, fui apresentado ao punk rock.

De ouvir punk rock a querer formar uma banda bastou um milésimo de segundo. Passei a consumir o rock, frequentar os ensaios e shows que tinham em Brasília – quem leu O Diário da Turma 1976-1986 sabe do que falo – e também comecei a comprar revistas especializadas. Na verdade não eram muitas. Nessa época que comecei a ler essas revistas, 1980-1982, existia a SomTrês e a Mixtura Moderna (depois Pipoca Moderna). Aí veio a Roll, em outubro/1983; e em 1985 surgiu a Bizz. Elas não eram apenas fonte de notícias (velhas), mas também nossa fonte de imagens.

Aí meus amigos que tinham banda passaram a frequentar as páginas dessas revistas, eu formei a minha, os amigos lançaram discos e a música foi, naturalmente, permeando a história da minha vida. Cheguei em SP fui trabalhar em publicidade, parei de tocar por um tempo, mas como em Brasília, aqui em SP me enfiei na cena musical underground da cidade. Um ano depois estava com banda, gravando demos, e sempre na noite, nos shows e com amigos também músicos.

Continuava a ler as revistas especializadas, e agora em SP escutava também as rádios especializadas. Frequentava o centro, a galeria, casas noturnas, botecos e tals.

Eis que em 1993 entro para a MTV para fazer um trabalho freela de verão, mas como gostaram do meu trabalho me convidaram a ficar. Fiquei.

Nossas fontes de pesquisa eram revistas gringas, todas que você puder imaginar. Todas! Além das publicações brasileiras, jornais, revistas e muitos livros. Livros gringos e livros brasileiros (pouquíssimos).

Entre os livros gringos tinham dois especializados em datas, e pirei nisso. Um era da revista Rolling Stone e outro chamado Day By Day. Acho até que havia um terceiro, mas esses dois eu usava com frequência.

Assim que os vi disse pra mim: “vou fazer uma pesquisa sobre as efemérides do rock brasileiro”. Essa descoberta dos livros aconteceu logo no início de 1994, quando passei a fazer direção de praticamente todos os programas que eram feitos no Dep. Produção, já que eu a princípio cobri férias de todos os diretores que trabalhavam lá.

Em 1997 fui acometido por uma síndrome do pânico, que me obrigou a fazer algo da vida, além do trabalho. Botei minha cabeça pra funcionar e realizei alguns projetos. Um deles foi meu livro. Outra coisa que fiz foi um projeto grande para a MTV, um programa de 3 horas de duração que seria apresentado por João Gordo e passaria no sábado a noite. Na verdade madrugada de domingo. Da meia noite até 3h.

A direção da MTV até gostou do projeto, mas achou muito ousado, pedindo pra dividi-lo em três programas de uma hora cada. Assim surgiram Ultrassom e Quiz MTV (o terceiro foi descartado e nem lembro o que era). Esses novos programas entraram na grade de 1998, mesmo ano em que pus a produção do livro em prática e viajei para Rio e Brasília.

Do Ultrassom fui diretor e do Quiz ajudei no começo a fazer o roteiro e redação, que incluía a criação de perguntas e respostas musicais. Foi nesse momento que colhi as primeiras datas. Aproveitei a pesquisa que era preciso fazer para elaborar o texto do Quiz e fui juntando em um doc as datas que apareciam na minha frente. Juntei um punhado delas por uns 3 meses e deixei o doc de lado.

Passei a me dedicar a elaboração do Diário da Turma, que durou 4 anos para ser feito. Com ele pronto fui atrás de editora e tive um vácuo entre a assinatura do contrato e a produção do livro para lançá-lo. Foi nesse vácuo que comecei a pesquisar firme as datas do rock brasileiro.

Em 2000 estava morando no Rio pela MTV e insatisfeito. Na primeira oportunidade sai e voltei pra SP. Fui trabalhar como editor de música de um site adolescente que existia no mundo todo chamado tantofaz.net e lá fiquei por um ano.

Nesse biênio 2000-2001 passei a frequentar os arquivos dos jornais Folha de SP e Estadão. Também frequentei todos os sebos possíveis atrás de livros (eram pouquíssimos), revistas, jornais, publicações alternativas e discos de vinil.

As datas que eu tinha até então, a maioria era referente aos anos 1980. Juntei todas elas e apresentei para a editora. A primeira pergunta que me fizeram foi: porque só os anos 80?

Então arregacei as mangas e fui fazer uma pesquisa séria que abordasse TODA A HISTÓRIA DO ROCK BRASILEIRO, a começar em outubro de 1955. Não que o que eu tinha não fosse sério, mas realmente era incompleto. Era pop, mas incompleto. Aceitei o desafio.

POR CONTA PRÓPRIA investi nessa pesquisa (que dura até hoje). Pra frequentar o banco de dados desses jornais eu tinha que pagar por hora. Comprei revistas antigas como Pipoca Moderna, Roll, Bizz, Som Três, Revista do Rádio, Fatos & Fotos, Veja, Isto É, Manchete... Não eram só as especializadas. A pesquisa era completa. Eu pesquisava em tudo.

Eu também comprava discos de vinil, apesar de não mais ter vitrola, apenas para pesquisar a ficha técnica, porque quando não achava data nenhuma, era possível ver ali a data de início e fim de gravação do disco... ao menos o mês.

Mesmo assim, quando não encontrava nada de nada, eu ia atrás do próprio artista. Conseguia o telefone e ligava. Falei com artistas da jovem guarda, dos anos 70 e que gravaram grandes clássicos, artistas dos anos 80 e 90 também. Certa vez parei o ensaio da Nação Zumbi e um por um foi me dizendo seu nome completo, local e data de nascimento kkkkk. Liguei para o Pupilo e fui anotando tudo por telefone. Telefonei também para alguns ex-integrantes do João Penca, porque eu não havia achado  nada da banda.

A pesquisa foi SÉRIA e não foi nada fácil porque era uma época que a internet engatinhava aqui no Brasil, havia pouquíssimo conteúdo do que me interessava e era cara por ser discada.

Em certos momentos a pesquisa empacava em algum assunto, como no caso do pessoal do Casa das Máquinas que matou um operador de câmera da tv record. O caso aconteceu em 1977, mas achei matérias sobre esse assunto ainda em 1988.

Tiveram também as várias prisões de Lobão, o caso de Arnaldo Antunes e Tony Bellotto pegos com heroína, Barão Vermelho preso por porte de maconha, entre tantos outros casos. As mortes complicadas que aconteceram, mesmo de artistas desconhecidos como o ex-baixista da banda de Supla, de Joe Euthanázia e Cláudio Killer (João Penca). Fora as confusões da jovem guarda, porque naquela época rolava muita briga, muita porrada.

No meio do caminho achei muita coisa boa, TCCs que viraram livros não comercializados, e que estavam em sebos, como o livro sobre Madame Satã, casa noturna de SP; e também outro com a história do rock psicodélico brasileiro, mais focado nos anos 70.

Datas que eu não esperava ter foram aparecendo e enriquecendo cada vez mais a pesquisa. Não sei o número certo, mas já são mais de 800 efemérides sobre lançamentos, nascimentos e mortes e curiosidades das mais variadas.

Ao contrário de quando comecei, hoje a internet é fonte rica e segura de pesquisa. Os acontecimentos não param, por isso minha pesquisa não para nunca. Meu calendário musical só aumenta cada vez mais.

Já tentei publicar as efemérides de várias formas e cheguei a negociar o conteúdo com uma grande empresa de material escolar, porém não foi pra frente. A rádio Globo chegou a usá-las em uma parceria que durou pouco, por não cumprirem o acordo, que era verbal. Alteravam o texto de forma errada, não davam a fonte, entre outras coisas erradas que fizeram. Cortei a parceria rapidamente. Tive um blog só das efemérides, mas anos depois descobri que pessoas também davam copy/pasty e, além de alterar o texto não davam a fonte. Triste. Como já escrevi aqui, é gente que só sabe gozar com o pau dos outros. Não tem esforço próprio.

Em 2014 adquiri um smartphone e, em 2015, com sugestão de meu amigo Chuck (ex-MTV e hoje Vespas Mandarinas) abri uma conta no instagram: efemérides_do_rock_brasileiro

Junto com Chuck, reelaborei o conteúdo para adaptá-lo para rádio e You Tube. Fomos na 89FM, Kiss FM e nada. Não houve interesse. Apresentamos para produtoras o vídeo que fizemos com bonecos para o You Tube e não houve interesse. Ok. Sem problema rsrs.

Já fiz alguns orçamentos para fazer agendas permanentes com essas datas, mas o custo é muito alto e não tenho mais paciência de ir atrás de parceiros para esse projeto.

Isso é conteúdo meu, exclusivo, único e inédito. Fiz por amor e nunca ganhei um tostão por isso. O que mais me dói no coração é saber essas efemérides do rock brasileiro, um conteúdo riquíssimo, vão se perder quando eu morrer.

Não são apenas datas, mas é a história do rock brasileiro contada em detalhes. Mesmo sendo esse conteúdo um segmento da cultura brasileira, é um documento rico.

As mais importantes dessas datas eu publico na conta do Instagram (enquanto existir e eu tiver saco de publicar rsrs):

efemérides_do_rock_brasileiro

PS: Além de tudo isso, essa pesquisa me deu mais experiência profissional em relação a texto, muita leitura, organização, produção, edição de texto e, claro, pesquisa propriamente dita.







2 comentários:

Douglas Fortes disse...

Paulo,esse livro sobre as efemerides é genial, uma editora tem que ver e abraçar o projeto porque é a memoria do nosso rock. Abraço Douglas.

Naja Najito disse...

Muito legal o seu trabalho de levantar essas efemérides. Importantíssimo não só pro rock, mas pra cultura brasileira como um todo.