15 de maio de 2017

Filosofia de Boteco - Pra Onde Vamos?

O que vivemos hoje é um verdadeiro show de horror. Víamos e líamos sobre o futuro, as maravilhas do séc. 21, mas não pensávamos na relação humana. Hoje já vivemos muita coisa que só imaginávamos com a ajuda de filmes e livros de ficção: telefone com imagem, mensagem instantânea, fotos com movimento, informações em nuvem, robôs. A lista vai longe do que já alcançamos. E já tem maluco doidin pra ir a Marte!

Tudo isso genial, mas, como falei, e a relação humana?

Por outro lado o ser humano está cada vez mais sujo, baixo e ganancioso. Já percebo há um tempo que nós seres humanos estamos atrapalhando a evolução do Planeta Terra. Nosso egoísmo está acabando com tudo e todos. Interferimos em tudo em nome de nada.

O que veio para nos ajudar, a tecnologia, está nos matando de forma mais rápida. Foi como usar uma descoberta tão importante como o avião pra jogar bomba (um micro exemplo da maldade do ser humano).

É importante não nos excluirmos. Falo de mim, de você, do carteiro, toda sua família, seus e meus amigos... Ninguém escapa! Somos idiotas, quando poderíamos ser incríveis. E da forma como andam as coisas, não mudaremos a postura e o comportamento tão cedo.

Em 2050 seremos quase 10 milhões no Planeta. Haverá espaço pra todos? Olhe o que vivemos hoje em relação a refugiados, fome, má distribuição... imagine então em 15 ou 30 anos! Se continuarmos com essa baboseira de fronteira, vamos nos destruir cada vez mais e, pensando bem, não seria má ideia. Nos auto exterminar, assim sobram no Mundo os bichos e a natureza. Sem dúvida muito melhor!!!

Somos cada vez mais individualistas e insistimos em costumes ultrapassados – como o consumo excessivo e o acúmulo. É preciso uma mudança de comportamento urgente. É só você parar e olhar a coisa toda se deteriorando, países da Europa, Oriente Médio, África, América Central, América do Sul. E as pessoas continuam nas mãos de Ditadores. É muita inimizade por nada. Onde vai dar tudo isso?

E daí se Coreia atacar os EUA que aí ataca o Oriente Médio e é atacado pela Rússia que ataca a Alemanha e todo mundo se mata e pronto? E...???

Isso cansa demais! Mostra o quanto somos os reis da “vergonha alheia”, verdadeiros imbecilóides e que nos achamos ‘a última bolacha do pacote’.

Ver o Brasil, país de 3º Mundo, onde o estudo e a leitura são coisas raríssimas, querer discutir ideologia, rachar por conta de ideais furados, comemorar a eleição na França ou xingar a dos Estados Unidos. Quem somos nós para palpitar em alguma coisa?!? Quem se importa nesse mundão com o que o brasileiro pensa a respeito dos grandes problemas mundiais?

Há um longo caminho até um dia termos alguma relevância política para o Planeta.
Brasileiro é muito arrogante, principalmente a classe mais abastada. Somos terceiro-mundistas, subdesenvolvidos, porque então querer botar banca?

O país acordou para a política há poucos anos e agora todo mundo se acha expert no que acontece em Brasília e fazendo da política o que se faz com o futebol. Política não é para se torcer. É para se cobrar! Agora todo mundo, mesmo sem entender nada, se acha capacitado para opinar sobre qualquer coisa de política. É típica do brasileiro essa arrogância a respeito do conhecimento das coisas. Não lê sequer um livro por ano e se acha. Bora estudar e entender as coisas para não precisar se escorar na opinião ou posicionamento dos outros.

Discutir ideologia é coisa de burguês metido a conhecedor do assunto. Vai falar de esquerda ou direita em favelas, periferias, comunidades e o máximo que vão te perguntar é “depende do endereço onde você quer ir!”. Dane-se ideologia! O importante é hospital funcionando. Escola com gente feliz, professores ganhando bem. O importante é estudo para diminuir violência e ter uma polícia pacífica.

O importante é chegar ao hospital com dor e poder ser atendido, fazer o exame, detectar o problema e curá-lo, mesmo precisando de quarto, cirurgia, equipamento e remédios. Dane-se o posicionamento ideológico de quem vai efetivamente promover essas mudanças, contando que não sejam pessoas do mal e, obviamente, pensem no coletivo.

É como o CD que você compra: você está preocupado em saber qual é a gravadora que o lançou? Claro que não. Dane-se a gravadora!

Se tivermos um governo sem corrupção, o Brasil terá dinheiro de sobra para escolas, hospitais e primeira linha. Basta boa vontade.

Então fica essa picuinha de um querendo defender o lado A e outro defendendo lado B. Patético! Nada anda. Pena o Brasil não ser parlamentarista. No plebiscito de 1993 eu votei pela implementação do Parlamentarismo. Infelizmente perdeu.

Tá tudo errado. Pra todos os lados as pessoas cada vez mais fúteis, preocupadas com coisas fúteis, banalizando a si mesmas.

Arrogância, futilidades e, principalmente, o egoísmo. São esses os alimentos do ser humano. E vamos piorando...

Nenhum comentário: