O problema hoje não está no artista. Eu reclamo aqui, mas tem muito artista bom por aí. Talvez a maior parte do problema e da culpa de a cultura pop e a música hoje estar careta, é exatamente quem trabalha com isso. As rádios, emissoras de TV, gravadoras, revistas e todo o resto desse pessoal que está a frente.
Sim, porque não adianta ter um selo muito louco, com três ou quatro aritstas legais e propostas malucas. A loucura deve ser abraçada por todos. Agora há regras pra tudo, o que caretiou tudo: marketing, publicidade, grade de programas.
Um horror. ESTA FALTANDO UM POUCO DE FODA-SE NESSE UNIVERSO! Quem tem culhão pra arriscar?
Já falei disso, mas é sempre bom lembrar. J
Então vamos a Stiff Records que é referência pra selos do mundo todo. Só foi o maior selo independente inglês dos anos 70. Só isso.

Stiff foi criado por Jake Riviera e Dave Robinson, duas figuras conhecidas na cena musical inglesa da época. Circulavam pelos pubs e agenciavam bandas. Dave foi gerente de turnê de Hendrix e Animals, trabalhou com Dr. Feelgood, Graham Parker e outras. Jake também trabalhou com Chilli Willi and The Red Hot Peppers, Brinsley Schwarz, Elvis Costello…
Com 400 libras emprestadas de Lee Brilleaux (saudoso ex-vocal Dr. Feelgood), a Stiff iniciou suas atividades em 1976. Eles estavam vendo algo de novo acontecer e não tiveram medo algum em arriscar.
Em 1975 o rock já estava ficando chato com o progressivo e psicodélico. Todas essas bandas disputando quem faria o disco mais conceitual de todos, a música mais longa, a viagem mais doida.... e isso já estava dando no saco.

Tanto que o primeiro lançamento foi Nick Lowe, ex-baixista do Brinsley Schwars, e grande hitmaker. Por algumas razões ele foi o escolhido para ser o lançamento inicial e o single de “So It Goes”/”Heart of City”, lançado em agosto de 76, chegou ao 1º lugar das paradas duas semanas depois.
Jake e Dave, na época com 28 anos, nada mais faziam do que qualquer outro amante do rock: sair, ir a shows e se divertir. Era o circuito underground da época, e nesse circuito estava acontecendo coisas interessantes e eles resolveram pegar as bandas que conheciam e lançá-las.
Todo e qualquer jovem inglês frequenta pub, e todos os insatisfeitos com o rock progressivo, largaram seus discos do Genesis e Pink Floyd e foram formar suas bandas para tocarem nos pubs. Nada mais natural. Entre eles estavam praticamente todos os que formaram a primeira geração do punk inglês.

Em 1977 até rolou uma super turnê local da Stiff com Elvis Costello, Nick Lowe, Ian Dury e Wreckless Eric, lembrando aquelas turnês de gravadoras realizadas nos anos 50 e 60.
É fácil achar material da Stiff Records, há boas coletâneas e indico a ótima The Stiff Records Box Set, com 4 CDs.