São 12h04 de um dia qualquer em abril de 2013. O cliente
entra no banco Itaú, se dirige a mesa de informações e pergunta ao atendente:
Cliente: “Oi. Por favor, preciso do meu informe de
rendimentos para o Imposto de Renda”.
Atendente: “Claro, pois não. Tiro pra você já”.
Assim que termina de falar o cliente passa o cartão para o
atendente que, na mesma hora que pega o cartão, diz:
Atendente: “Putz. É conta empresa, né? Melhor falar com o gerente
X que ele tira pra você”.
Cliente: “Eu só preciso saber o meu saldo em 31 de dezembro
de 2012. Você não consegue ver no seu sistema?”
Atendente: “Por aqui não. Fala com o gerente X. Ele está ali”.
O cliente agradece sem entender como o atendente de um banco
que se diz ultra mega moderno não
consegue ver um simples saldo, e se dirige a mesa do gerente X. Chegando
encontra com o gerente saindo do banheiro:
Cliente: “Olá. O atendente disse que você poderá me ajudar
com meu informe de rendimento. Eu só preciso do meu saldo em 31/12/2012”.
Gerente X: “Putz amigo, eu já bati meu ponto para o almoço.
Por favor, fala com a gerente Z naquela mesa ali”.
O cliente não só agradece como se desculpa por atrapalhar o
gerente X em sua hora de almoço. A gerente Z está atendendo alguém e o cliente se
senta em uma poltrona para aguardar sua vez. É hora do almoço, hora em que
muita gente aproveita para resolver problemas, mas o banco Itaú, trilionário e ultra
mega moderno, está às moscas de funcionários. O cliente olha para o lado e vê a
fila dos caixas aumentando e outros clientes chegando para falar com o gerente
Z, o único presente no local.
Não por acaso o cliente lembra da propaganda engraçadinha do
Itaú com o bebezinho que rasga o papel. Lembra da assinatura da propaganda que
dizia que o banco Itaú é ultra mega moderno e que não precisa de papel. O
cliente também se lembra que o Itaú se orgulha de ser considerado um banco que
luta pela sustentabilidade e mais uma vez se pergunta que merda isso significa
para ele e os demais clientes do Itaú. O cliente se pergunta : “será que vão
aumentar as tarifas por causa disso” e ri sozinho. Lembra de quando teve que
trocar de cartão e que foi obrigado a levar pra casa quatro papeis inúteis impressos pelo
Itaú, mesmo pedindo para que eles não fossem impressos. “Pra que todo esse
papel, moça?”. “É o comprovante de que você retirou o cartão”. “Mas eu não
preciso disso. Vamos economizar papel!”. “Não dá. Eu preciso te dar esses papeis”. Aí
o cliente percebe que o banco Itaú, além de ser trilionário e se dizer ultra
mega moderno, é também mentiroso e usa a voz do dono pra dizer isso!
Depois de pouco mais de dez minutos gerente Z fica
disponível, o cliente se aproxima e se senta:
Cliente: “Oi. Por favor, preciso do meu informe de
rendimento para o IR. Você pode tirar pra mim? Na verdade eu só preciso saber
do saldo em 31/12/2012. Você pode ver isso pra mim?”
A gerente Z pega o cartão do cliente e acessa uma tela de seu computador:
Gerente Z: “Olha, não sei se consigo tirar pra você. Preciso
ver aqui. Ah! A conta não é dessa agência, né?”.
Cliente: “Não”.
Gerente Z: “Ih. Não vai dar. Não tenho acesso”.
Cliente: “Mas você não é gerente de conta jurídica? Você não
consegue nem ver meu saldo em 31/12/2012?”.
Gerente Z: “Não consigo fazer nada daqui. Você pode tentar
pela internet ou ligar para o seu gerente”.
Cliente: “Mas você não consegue me ajudar dentro de um banco
que se diz tão ultra mega moderno? Eu entrei aqui para pegar um simples saldo
de conta corrente e vou sair sem porque o próprio banco não consegue ver este
saldo? Isso é ser banco ultra mega moderno? Que adianta ter um lucro gigantesco
se não o aplica em melhorias?”.
O cliente, absurdamente insatisfeito, sai do banco Itaú, o
mesmo que se diz ultra mega moderno e trilionário, e vai pra casa puto por ter
que ligar para o gerente para pedir um mísero saldo. Mas como a gerente Z
falou, há a possibilidade de pegar o informe de IR no site do banco.
O cliente chegando em casa liga o computador e entra no
site do banco Itaú, que é trilionário e ultra mega moderno. Depois de passar
pelas devidas páginas de segurança, o cliente acessa sua conta e procura por
informe de rendimento. Ao clicar, automaticamente o site informa que a conta
não tem informe de rendimento. O cliente diz pra ele mesmo: “Ok, então pegarei meu saldo em 31/12/2012”.
Ao pedir o saldo e/ou extrato do dia 31/12/2012, o site diz que não é possível informar movimentações além de 40 dias. Daí cliente lembra que o Itaú é trilionário, vende modernidade e também mentira. Ele respira fundo, vai até seu armário, revira a pasta de documentos atrás do extratos consolidados que o moderno banco Itaú envia aos clientes por correio. Finalmente o cliente acha o que precisava: um simples saldo.
Ao pedir o saldo e/ou extrato do dia 31/12/2012, o site diz que não é possível informar movimentações além de 40 dias. Daí cliente lembra que o Itaú é trilionário, vende modernidade e também mentira. Ele respira fundo, vai até seu armário, revira a pasta de documentos atrás do extratos consolidados que o moderno banco Itaú envia aos clientes por correio. Finalmente o cliente acha o que precisava: um simples saldo.
O cliente finalmente consegue o saldo através de papeis que o Itaú diz lutar
para acabar, para ser um banco, digamos, sustentável. Imagine você se o cliente
resolve cancelar o envio desses extratos consolidados! Como ele iria conseguir
o saldo de que necessita?
Para finalizar toda sua maratona o cliente, após anotar seu
saldo de 31/12/2012, lê no envelope do extrato consolidado: Mude. Papel só no que
vale a pena. Mude para digital. É mais simples, rápido e seguro.
Após ler este texto no envelope do trilionário e ultra moderno banco Itaú, o cliente toca seu nariz
para se certificar de que não está com um nariz de palhaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário