30 de março de 2009

Música de Protesto

Me irrita profundamente ver tanta sujeira acontecendo desde o governo do ladrão de galinha chamado Fernando Collor e ninguém falar nada. Assim rapidamente só me vem à cabeça a música “300 Picaretas” que o Paralamas lançou em meados dos 1990 e que conseguiu, de certa forma, levantar uma discussão.

Infelizmente hoje muitos artistas, seja na música e principalmente nas artes cênicas, mamam nas tetas do governo com apoios e patrocínios e aqueles que sempre gritaram por justiça hoje são covardes de rabo preso.

Após longa e tortuosa espera pela tal “democracia”, o país continua numa lama só, até pior. Quem está no poder apenas o usa em benefício próprio, incluindo aí a mega decepção chamada Lula (o maior dos picaretas).

É tudo sujeira e roubalheira. Todos aqueles personagens que vimos lutando pela liberdade do povo brasileiro, viraram bezerrinhos que mamam nas tetas dos governos federal, estadual e municipal.

E os artistas lá, falando palavras sem sentido porque hoje o que importa mais é a melodia (já vi muito músico top, médio e alternativo falar isso). Quem já pontuou sua carreira com músicas de protesto, não quer mais saber disso, mas temos toda uma nova geração seja no sertanejo, no roque (alô ED) ou axé.

Os músicos, tendo o poder de falar para muitos, precisam ter a coragem de usar sua estrutura em favor de um bem maior. Um exemplo fora da musica é a ESPN Brasil (canal de esporte), que tem uma forte opinião independente, os jornalistas saem da esfera esportiva para cobrar direitos do cidadão e protestar.

Todo mundo sabe que é tradição aqui no Brasil manter o povo sem educação, pois assim é mais fácil enganá-lo. O próprio presidente faz ode a ignorância, fazer o quê? Música de protesto, para assim esse povo que não tem direito a educação poder saber do que acontece.

Um grande problema é a acomodação geral e a falta de instrução de quem faz música e escreve letras. Sem leitura de livros, jornais e revistas realmente fica difícil ter opinião.

Não podemos restringir a música de protesto ao punk rock e hardcore. É preciso ir além.

Dinheiro para botar hospital e escola pra funcionar não tem, mas pra mensalão tem.

Toca Raul!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Renato Nunes disse...

Vale lembrar que o Senador Fernando Collor é atualmente o Presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, casa presidida pelo ilustre Senador José Sarney....