14 de abril de 2015

Ed Motta e a Ignorância de Um Fracassado

Em uma reportagem da Folha de SP a respeito do show especial que fez junto com Marisa Monte no Aeroanta, em 1988, o sobrinho de Tim Maia diz: “Nós só vamos cantar música em inglês, uma língua que eu não conheço muito bem...”

O sobrinho de Tim Maia surgiu 100% na sombra do tio. O marketing da gravadora, quando lançou o Conexão Japeri, era esse:. “A banda do sobrinho de Tim Maia”. E lá ele cantava “gostava de música americana, ia pro baile dançar todo fim de semana”. E ele assumia que só escutava mesmo música americana, soul, disco... Do Brasil me lembro dele citar apenas o tio, Cassiano e Banda Black Rio. Ou seja, ultra limitado!

Acompanhei esse início de carreira, vi show no Aeroanta, e até fui ao show de lançamento desse primeiro disco, que rolou no Dama Xoc. Em um lugar que cabia algo em torno de 800 pessoas, devia ter em torno de 100. Fui porque ganhei o ingresso, estava curioso, achei legal o som. Nessa mesma época, uma vez no Rio, o encontrei no Circo Voador.

Me lembro bem do quanto ele falava mal da música brasileira. Pior, falava mal sem conhecê-la. Ele mesmo dizia que não escutava música brasileira porque não o interessava. Não me refiro só à música brega e sim a clássica MPB com bossa nova, Chico, Caetano, Gil e tudo mais. Dizia que tinha nascido na época e no lugar errados.

Também me lembro de uma entrevista de Tim Maia na Playboy com ele dizendo que precisava sentar com o sobrinho para mostrar a ele que música era uma coisa mais séria do que imaginava (algo assim). Dando a entender que o sobrinho precisava compreender melhor o que era música de verdade. O tio nunca teve muito contato com o sobrinho.

O sobrinho de Tim Maia sempre falou muita merda. Logo depois do primeiro disco, quando vi e li as primeiras entrevistas, desisti dele. Ele é um perdidinho, sem personalidade.

Esse seu recente desfile de preconceitos e arrogância, mostra que o rapaz não aprendeu nada desde que lançou seu primeiro disco em 1988. Antes disso ele já havia dado uma entrevista dizendo que show bom era aquele em que as pessoas assistiam sentadas. Ele gosta disso, ambiente elitista e pseudo intelectual. 

Fato é que depois de “Manuel” e “Vamos Dançar” o público perdeu o interesse pelo sobrinho de Tim Maia. O comportamento dele desde então certamente é fruto de frustração. Parecido com o tio fisicamente, a voz também parecida, o som com as mesmas influências, e mesmo com tudo isso não alcançou nem 1% do sucesso do tio. Seu sucesso foi instantâneo, tipo “one hit wonder” (denominação para quem faz sucesso com apenas uma ou duas músicas).

O sobrinho de Tim Maia até tinha tudo pra fazer sucesso, mas algo absolutamente blasé subiu à sua cabeça.

A pergunta que não paro de me fazer é: por que ele mora no Brasil? (fazer show fora do país não significa necessariamente que se faz sucesso).

Você já foi a um show do sobrinho do Tim Maia? Faz a diferença em sua vida? Te faz falta? Você já escutou mais que três músicas dele nas rádios? Tirando o fato de ser sobrinho de Tim Maia, de “Manuel”, do preconceito e da arrogância sem razão, o que mais você sabe sobre ele?

O rapaz, sobrinho do Tim Maia, tem muito a aprender, mas se não quis aprender até agora, então duvido que um dia ele evolua como pessoa e como artista. Perdeu a chance...

PS: Fiquei com pena de Edu Lobo quando soube que ele havia convidado o sobrinho de Tim Maia para gravar no Songbook dele. Na hora me perguntei: “o que o sobrinho de Tim Maia está fazendo lá se não gosta de música brasileira?”

7 comentários:

Unknown disse...

Até que enfim alguém com culhão pra colocar esse verme com excesso de tecido adiposo no seu devido lugar :O lixo! Ô cara desgraçado ,desprezível imundo, porco, enfim , um derrotado, que como acima citado, vive a sombra do seu tio, esse sim era foda!! Valeu Sr. Paulo, tô começando a acompanhar seu trabalho e tô achando ducacete ! Fraternal abraço aqui de Brasília! !

Unknown disse...

Até que enfim alguém com culhão pra colocar esse verme com excesso de tecido adiposo no seu devido lugar :O lixo! Ô cara desgraçado ,desprezível imundo, porco, enfim , um derrotado, que como acima citado, vive a sombra do seu tio, esse sim era foda!! Valeu Sr. Paulo, tô começando a acompanhar seu trabalho e tô achando ducacete ! Fraternal abraço aqui de Brasília! !

jadson jr disse...

Show na Europa, sei, jazz brega e só brasileiros na plateia.

Abner Willian disse...

Como assim jazz brega? Achei engraçado 😁😁😁
Sobre o público brasileiro, fico até pensando quantos brasileiros são ao todo. 10 que pegaram os primeiros convites e 90 que foram convidados 😂😂😂🤘

Unknown disse...

Como ficou com pena do Edu Lobo se o convite partiu dele?kkk Quem você esperava que fosse convidado? Os teus coleguinhas de Brasília? Aqueles playboys que não sabem nem tocar um Dó Maior no piano se forem requisitados. Que estão com suas carreiras tão ou mais estagnadas que as do Ed Motta? Cadê Capital Inicial, Plebe Rude, Escola De Escândalo, Detrito Federal, Finis Africa, Arte No Escuro, etc.? Cadê esse pessoal todo?

Você acusa o sobrinho do Tim Mais de limitado, mas, incorre no mesmo ao classificar a sua obra como pastiche do som que o Tim Mais fazia? Se toca, playboy!

Paulo Marchetti disse...

Adoro essas pessoas covardes que se escondem atrás de anônimos para atacar os outros. :) hahaha Anônimo, fiquei com dó de você!

Fiquei com pena do Edu Lobo porque ele chamou um cara que já afirmou que odeia MPB. Se você não consegue interpretar e entender o que está escrito, azar não é o meu!

Cara, você precisa fazer algo para resolver esse seu mau humor e essa sua raiva. O que os artistas de Brasília tem a ver com esse texto?

Rock de Brasília continua vivo com Capital tocando e gravando; Plebe tocando e gravando; Paralamas tocando e gravando; Dado e Bonfá tocando e gravando; Detrito tocando e gravando; Finis tocando e gravando. Todos ainda se divertindo muito em seus shows lotados!

Tadinho de você, de fato me deu pena. Compra uns livros, aprenda a ler e interpretar textos e arrume uma companhia pra você ficar mais relaxado. ;)

Vai lá escutar Ed Motta, porque você merece ;)

Unknown disse...

Ficou com dó maior ou menor?kkk ai como eu sou engraçado.

Quem escreveu um texto repleto de ódio gratuito foi você. Logo, você deve estar padecendo de solidão, não eu.

O azar não é meu, nem do Edu Lobo. Você que é ignorante. Deveria ler mais e ouvir mais música que não seja a dos teus amiguinhos.

O que os artistas de Brasília tem a ver com o texto? Tem que são um bando de playboys que sequer se deram ao trabalho de aprender a tocar direito depois de décadas e que são bajulados por idiotas como você, mas, não tem e nunca terão condições de acompanhar um artista do nível do Edu Lobo, por exemplo. São páginas de rodapé na história da música brasileira.

É aquele negócio: alguns merecem escutar Ed Motta, outros merecem escutar Capital Inicial.