2 de fevereiro de 2010

Monsters of Rock 1998

Em 1993 entrei para a MTV para ajudar na produção da Casa da Praia, primeiro projeto de verão da ex-emissora musical. No início de 1994 eu já estava dirigindo alguns programas como free lancer, cobrindo férias de quem já estava lá. Nesse mesmo ano recebi convite para ser efetivado e, claro, prontamente aceitei – tanto batalhei para entrar lá!!!

Um dos primeiros programas que “ganhei” para dirigir foi o Fúria Metal. Amei por dois motivos: eu era amigo de Gastão e sempre gostei de som pesado – sou do punk rock, mas sempre admirei o metal e tenho minhas bandas preferidas mesmo quando era um punk radical (AC/DC e Van Halen eram as principais, além de gostar muito do Peace of Mind do Maiden e algumas coisas do Kiss).
Ainda em 1994 aconteceu no estádio do Pacaembu (SP) a 1ª edição do Monsters of Rock. Nessa a MTV fez apenas flash durante a programação. Vi shows do palco, entre eles o do Kiss, mas aí é outro assunto. Não lembro ao certo quantas edições esse maravilhoso festival teve aqui no Brasil (3 ou 4), mas só sei que a última edição aconteceu em 1998 no campo de futebol ao lado do ginásio do Ibirapuera.

Neste sim a MTV negociou para gravar os shows. Além de mim, outro diretor foi escalado para me ajudar a dirigir os shows, mas logo pela manhã do sábado fiquei sabendo que ele não poderia ir por motivos de saúde. Não pensei duas vezes e disse aos meus chefes para deixar comigo. Mais tarde um outro diretor da MTV me ligou a pedido dos chefes para saber se eu queria ajuda e o dispensei também. Desculpa, mas dirigir show de metal era só comigo mesmo.

Algumas pessoas não acreditavam que eu conseguiria. O 1º show, que foi do Dorsal Atlântica, começou ao meio dia e o show do Slayer, o último do festival, terminou às três da manhã. Os seja, fiquei na Unidade Móvel de vídeo dirigindo shows de metal do meio dia às três da manhã. Fiquei mais precisamente 15 horas na UM e dirigi todos os shows daquela edição... Só me arrependi de não entrar em contato com o Guiness Book... jeje.

O triste é que esse dia foi o último dia de trabalho de Gastão que foi injustamente embora da MTV e eu sequer recebi um parabéns da direção da MTV. Aliás depois ninguém veio falar comigo, saber como foi, como eu agüentei, se estava tudo bem, se ouve problemas. Nada, absolutamente nada. Mas isso já era esperado e não me chateei. As únicas pausas que eu tinha eram os 15 minutos de intervalo entre os shows, quando eu podia fumar um cigarro, fazer um xixi ou comer um sanduíche de presunto e queijo (parei de fumar em 18 de maio de 2007. Um alívio!).

Não ouve nenhum tipo de incidente. Deu tudo certo! Só o Dave Mustaine do Megadeth pediu para que a grua não ficasse na frente dele senão ele iria cuspir e chutar a câmera. No início eu respeitei, mas depois com o show pegando fogo ignorei o pedido dele e acabei fazendo alguns “razantes” da grua em frente a ele que acabou não fazendo nada. Tirando o Savatage e o Dream Teather, bandas que nunca fui fã, o resto eu me arrepiei. Foi demais.

Meu maior presente em relação a esse trabalho veio tempos depois: o Manowar gostou tanto do show que resolveu lançá-lo em DVD. Se não me engano foi em 2003 que a banda lançou Fire and Blood: Hell on Earth, Pt. 2/Blood in Brazil. Quando isso aconteceu eu já estava fora da MTV e ninguém de lá me avisou do lançamento, só fiquei sabendo pela imprensa. Nunca vi o DVD, será que meu nome está nos créditos? (pergunto isso, pois nos clipes tirados do Acústico MTV da Legião não colocaram meu nome, apesar de eu ter feito a edição que saiu em VHS e DVD – texto no arquivo abril 2007).

Uma pena não ter tido mais nenhuma edição do Monsters aqui no Brasil. Uma pena não existir mais nenhum programa de metal na MTV. Aproveito para deixar aqui um abraço especial ao pessoal do Korzus.

Monsters of Rock Brasil 1998:
Dorsal Atlântica
Korzus
Glenn Hughes
Savatage
Saxon
Manowar
Dream Theater
Megadeth
Slayer

























Nenhum comentário: