15 de abril de 2025

Ira! e o Rock de Esquerda

Este recente episódio que aconteceu com o Ira!, por causa do preconceito de Nasi a quem pensa diferente dos integrantes da banda, é um bom motivo pra eu voltar a falar do que já escrevi aqui algumas vezes e até vídeo no YouTube já fiz: rock de esquerda não existe!

O bom é que, por conta do que aconteceu, surge junto um bando de gente que não consegue enxergar o que está bem em frente aos seus narizes. Aliás, segundo me disseram, o apelido Nasi é por causa de seu nariz, mas quem acompanhou o Ira! desde seu início (antes da exclamação), sabe que isso é pura balela e que o apelido vem por conta de seu pavio curto. Até pouco antes de lançar o 1º disco Mudança de Comportamento, o apelido era escrito com a letra “z”, era Nazi, no contexto de abreviação da palavra n@zist@. 

(Quem aí se lembra do episódio na Folha de SP, em 1984, quando Nasi partiu pra cima do jornalista Pepe Escobar?)

“Pobre Paulista” representa muito bem esse momento radical do grupo que se vestia como... bem, deixa pra lá...

Vou ser bem objetivo e claro porque, muitas vezes, nem assim certas pessoas conseguem entender.

Não existe rock em país comunista. Não existe sequer arte autoral em países comunistas. Tudo é o Estado! Na União Soviética, na Alemanha Oriental, na China, na Coreia do Norte, em Cuba, no Vietnã, em Laos existem ou existiram cenas musicais? Existem ou existiram gravadoras e selos independentes? Existe ou existiu mercado fonográfico nesses países? Quais os discos clássicos dos artistas autorais desses países?

Vou listar:  

União Soviética
Alemanha Oriental
China
Coreia do Norte
Cuba
Vietnã

Existe algum álbum de alguma banda ou artista solo que você gosta que seja Live in Russia ou Live in Xangai ou Live em Havana? Chico Buarque, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Daniela Mercury, Gilberto Gil e outros artistas da Turma Rouanet já fizeram shows nesses países?

Os artistas que você gosta são desses países da lista acima ou são, em sua maioria, dos Estados Unidos e Reino Unido? Os artistas que você escuta nas plataformas de música, que você vai aos shows e que você compra camiseta são desses países da lista?

As gravadoras que produzem e distribuem a música que você ama são de gravadoras estatais de países comunistas ou são de gravadoras que estão em países do ocidente liberal capitalista?

A música que você escuta hoje, o rock, o pop e todas as suas vertentes existem graças ao mercado fonográfico dos países comunistas ou graças ao mercado fonográfico que estão nos países do ocidente liberal capitalista?

Se você contratar o Ira! ou qualquer um desses artistas que se dizem comunistas/socialistas e disser a eles que parte do cachê será doado ao MST e que eles ficarão hospedados em um hostel, você acha que eles vão aceitar? Será que no camarim deles basta uma aguinha, um cafezinho passado no coador e uns biscoitos? 

Os vídeos que Nasi, o ex-Nazi, publica nas redes sociais em que ele faz receitas gastronômicas que harmonizam com vinhos que ele indica, e os vídeos onde ele dá sugestão de filmes e séries, você acha que isso é coisa de socialista ou de burguês capitalista?

E os instrumentos e equipamentos? São comprados em lojas estatais de países comunistas ou em lojas do ocidente liberal capitalista? Fender, Gibson, Pearl, Roland, Rickenbacker, Ibanez, Marshall, Ampeg são de onde?

Todos sabem que o mercado fonográfico exerce um capitalismo selvagem e que tudo que gira em torno dele, inclusive ele mesmo, existe graças ao ocidente liberal capitalista. Então por que diabos há artistas e fãs que acham que são comunistas?

O que Nasi fez é completamente coerente com a ideologia que ele admira, pois o comunismo é autoritário, é preconceituoso, é censor e quer a eliminação de quem pensa diferente. Aliás, nada diferente das ditaduras “primas irmãs” do comunismo, digo o nazismo e o fascismo. Inclusive, Lenin e Stalin diziam que o fascismo era o progresso do comunismo marxista, mas tem muita gente que não está preparada para este fato, por exatamente desconhecer os fatos, ou sequer percebê-los. Para quem diz que o nazismo é direita, é só ler o nome do partido e ver a cor predominante de sua bandeira, além de ver o que o ditador de bigodinho fez com os empresários e empreendedores alemães e com quem pensava diferente dele. Essas ditaduras todas não gostam de quem pensa diferente.

Se você tem problemas em entender todo esse contexto, então te convido a procurar os bons livros que se baseiam em fatos e documentos, para poder entender a história. Assim você vai parar de abraçar e repercutir a opinião dos outros como se fosse sua (mas isso também é compreensível vindo de quem deseja um Estado que faça tudo pelo cidadão, inclusive pensar por ele).

O pior cego é aquele que não quer ver!

 

PS: O Ira!, por mais que tenha boas composições e bons álbuns, sempre foi uma "filial" do The Jam e extremamente influenciado por The Who, Kinks, Beatles e a cena Sixties! Todos artistas da União Soviética, ops, não, da Inglaterra!