Ontem (3ª de carnaval) saiu notícia sobre a bronca que Robert Smith (The Cure) deu no Radiohead e nas gravadoras.Adoro Cure. Adorar é pouco. Pra mim é uma das que mais ouço ao lado de Clash e poucas outras que não saem do meu IPod. (4:13 Dream é um primor).
Apesar disso, acho que Smith deu bola fora. Daquelas que você está de frente para o gol, na marca de pênalti e chuta tão errado que a bola sai pela linha lateral, manja?
Pô, ele reclamou da iniciativa do Radiohead em postar todas as músicas novas e deixar para os fãs a quantia que gostariam de pagar. Certíssimo, afinal todo mundo gosta de música, da classe ‘A’ até a ‘E’, portanto, cada um paga o que pode, se puder.
Há tempos baixar músicas deixou de ser novidade e se estabeleceu definitivamen
te no mercado. Não é pirataria. É o mesmo que gravar uma fita cassete. Tinha gente que era contra, mas não tinha jeito. Hoje, ao invés de guardarmos as fitas em cases ou gavetas, guardamos o mp3 em nosso computador e eu nem preciso ir à casa de ninguém para copiar.Hoje também vemos o quanto é desnecessário comprar músicas. Com a facilidade que se tem para escutar música, pra que comprá-la? A gente compra o show. O barato é ver o artista ao vivo e saber cantar as músicas que ele irá tocar. Ajudar o artista é isso: exigir o show dele e pagar pra isso. As multinacionais que morram. Nem o artista precisa mais delas.
Antigamente era l
egal esperar o novo lançamento do Talking Heads, Clash ou Dead Kennedys. Pegar o disco e escutá-lo com o a capa e o encarte em mãos. Mas isso já passou, como passou os bons tempos da novela de rádio e os domingos de sol nadando no rio Tietê. Já dei muito dinheiro para gravadoras e fui muito enganado por elas. Abra mão dos 10.000.000% de lucro e pense mais no consumidor. Vai até o Congresso exigir a queda dos impostos. Contrate gente inteligente. Faça um produto mais atraente, crie promoções e prêmios para quem comprar. Mexam-se!!!Me admira o atraso na declaração de Robert Smith, justo ele que foi um visionário, compositor, cantor e guitarrista de mão cheia. Parece o tonto do Lars Ulrich. É triste isso. É que eu já tenho tudo do Cure, porque senão, de raiva, eu iria baixar algo da banda.
Pô, não sabia que esse blog tava reativado. Já tá lá no blogroll!
ResponderExcluirAbrax
Este é um blógi muderníssimo, que não é atualizado diariamente... hehe
ResponderExcluir